Paladar

Receitas

Receitas

Mousse de maracujá

Fuja do leite condensado, essa receita segue a cartilha francesa de como uma preparar mousse cremosa e intensa

por Redação Paladar

Mousse de maracujá, sem leite condensado 

Mousse de maracujá, sem leite condensado  Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Bater leite condensado com creme de leite de caixinha e um suco concentrado no liquidificador e adicionar gelatina não é mousse. "Por aí, a receita brasileira de leite condensado costuma aparecer como mousse, mas, considerando que nem claras em neve ela tem, acho mais apropriado chamar de creme gelado”, confirma Heloisa Bacellar, do site Na Cozinha da Helô. Chamaremos assim daqui para frente, chef. Aqui a receita de uma verdadeira mousse de maracujá, cheia de ar, cremosidade e sabor. 

+ Como fazer a mousse de chocolate perfeita 

Preparo 

1Abra os maracujás, retire e coloque a polpa e sementes do copo do liquidificador. Pulse algumas vezes, apenas para misturar – evite quebrar demais as sementes. Reserve as sementes de um maracujá para finalizar a sobremesa. 
2Junte em uma panela média 160 ml do suco de maracujá coado, 160 ml de creme de leite fresco e o açúcar refinado. Leve a mistura ao fogo médio até ferver. 
3Enquanto isso, adicione as gemas em uma tigela e separe um batedor de arame (fouet).
4Assim que o creme levantar fervura, despeje uma parte sobre as gemas, mexendo sempre com o auxílio do batedor. Volte a mistura ao fogo baixo e mexa até espessar levemente. Faça o teste com a parte de trás de uma colher, mergulhe a colher no creme e passe o dedo: se formar um caminho e o creme não escorrer, está pronto. 
5Adicione o chocolate picado ao creme inglês quente e misture até homogeneizar e o chocolate derreter por completo. Separe até esfriar.
6 Em uma tigela limpa e seca adicione o creme de leite fresco e bata até pico suave (5 minutos).
7Em outra tigela, limpa e seca, bata as claras em neve até obter picos firmes. 
8Adicione 1/3 das claras em neve à mistura de creme inglês de chocolate, incorporando suavemente, de baixo para cima. Depois o restante. Repita o mesmo processo com o creme de leite batido, em duas etapas. 
9Coloque o creme em uma tigela de servir, ou em potinhos individuais, e leve para gelar por até 6 horas. 
10Decore com a polpa e sementes de maracujá

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Receitas mais vistas

Mais em receitas

Ficou com água na boca?