Paladar

Receitas

Receitas

Fernando Sciarra|Estadão
Fernando Sciarra|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Mozzarella in carrozza

Muito popular no sul da Itália, é um sanduíche frito feito com mussarela, anchovas e manjericão

por Patrícia Ferraz

Mozzarella in carrozza não é receita pra fazer sempre. É uma bomba calórica – e esta é a primeira vez que você lê um comentário do gênero nesta coluna. Mas a receita está aqui porque ela é imperdível.

Trata-se de um sanduíche frito, muito popular no sul da Itália, que surgiu, possivelmente, como uma maneira de aproveitar o pão amanhecido e a muçarela que não estava fresca. Para completar, usava-se os ingredientes que se tinha à mão por ali: alici (anchovas em conserva) e manjericão fresco. Faz parte do grande legado da cucina povera italiana.

Bom, por aqui, o prato está mais para iguaria que para aproveitamento… É fácil de preparar e o único segredo é fritar no azeite, não no óleo. Parece frescura, mas faz, realmente, diferença no sabor.

Preparo

1Esmague as anchovas em conserva para transformar em pasta. Reserve.
2Quebre os ovos num prato fundo e bata ligeiramente. Tempere com sal e pimenta.
3Espalhe a farinha em outro prato fundo.
4Corte a muçarela em fatias grossas e deixe escorrendo numa peneira por alguns minutos.
5Corte o manjericão em fatias bem finas.
6Passe a pasta de anchova em duas fatias de pão.
7Distribua as fatias de muçarela sobre elas, e o manjericão fatiado. E cubra com a fatia de pão sem nada – aperte bem. Corte em quatro partes iguais.
8​Passe primeiro na farinha de trigo e depois nos ovos. Tem uma lógica fazer isso: passar nos ovos por último garante uma crosta mais dourada. Frite até dourar o sanduíche e deixe escorrer por um ou dois minutos, apenas, antes de levar à mesa. Sirva bem quente.

 

Ficou com água na boca?