Paladar

Receitas

Receitas

Evan Sung|NYT
Evan Sung|NYT

Muffins de banana e farinha integral

Use essa receita como base para criar seus sabores favoritos: é possível usar diferentes frutas e vegetais cozidos e amassados na massa

por Mark Bittman

The New York Times

Muitos bolinhos feitos com farinha integral tem problemas: ficam pesadões, densos e até ligeiramente amargos. Mas não precisa ser assim.

Procure por farinha de trigo integral com moagem fina (se achar farinha integral para confeitaria, ainda melhor), que resulta numa textura mais delicada e leve.

Outra dica é usar uma xícara de purê de fruta ou vegetal - banana, abóbora, batata-doce, maçã, abobrinha - para suavizar o sabor do muffin e dar-lhe consistência mais úmida. Banana, e abóbora ou batata-doce cozidas, são fáceis de amassar manualmente; mas se usar maçã crua ou abobrinha, use um processador com lâmina de metal para fazer o purê. 

Como em qualquer muffin ou pão ou biscoito com fermento, neste, quanto menos se interferir na massa, melhor. Misture primeiro os ingredientes secos, depois os molhados, depois misture secos e molhados até chegar a uma massa uniforme, mas tomando cuidado para não mexer demais. Se mexer com muito entusiasmo, o glúten na farinha pode crescer demais e o resultado serão muffins mais duros, não importa que farinha for usada. Não se preocupe se surgirem alguns caroços na massa: eles desaparecem quando o muffin assa.  

Pense nesta receita como básica e dose os ingredientes conforme seu gosto. Você pode acrescentar meia xícara de nozes, passas ou outras frutas secas, coco ralado e até lascas de chocolate. Apenas não mexa demais. Uma pitada de essência também não atrapalha. Você pode até ajustar a quantidade de açúcar, dependendo da doçura da fruta ou vegetal usado, mas não passe de uma xícara no total. Entre minhas combinações favoritas estão banana e noz, abóbora e coco e batata-doce com cardamomo e gengibre - nenhuma delas pesada, todas com trigo integral.  

Preparo 

1Preaqueça o forno a 190°C e unte 12 forminhas (ou use forminhas de papel).
2Numa vasilha grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento, o bicarbonato e o sal.
3Em outra, misture a manteiga, a banana amassada (ou o purê de outra fruta ou vegetal), o ovo, o leite e o iogurte*. Dica: É aqui que você pode ajustar a receita para o seu gosto, adicionando nozes, castanhas, coco, especiarias e outros ingredientes. 
4Junte as misturas e mexa, apenas para ficar uniforme.
5Encha as forminhas e leve ao forno de 25 a 30 minutos, ou até os muffins crescerem (eles não vão crescer muito) e dourarem. Ao tirar os muffins do forno, faça o teste da faca: a lâmina deve sair limpa. Se possível, sirva ainda quente.

* A receita original pede buttermilk, um pouco mais leve que creme de leite e com leve gosto ácido. Como ele não é encontrado no Brasil, é possível substituir por iogurte e leite. Mas você também pode usar 1/2 xícara de leite na receita. 

Ficou com água na boca?