Paladar

Receitas

Receita

Não erre no acompanhamento: aprenda a fazer batatas perfeitas nesta Páscoa

Elas estão sempre junto com o bacalhau e não podem fazer feio. Veja dicas de como cozinhar, assar, fritar, fazer ao murro...

09 de abril de 2020 | 05:00 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

As batatas são acompanhamentos clássico do bacalhau. Cozida, frita, assada, ao murro, palha... em rodelas, em tiras, ou amassadas, cada uma combina melhor com um tipo de prato. Pensando nisso, o Paladar reuniu dicas e receitas para ajudar você a acertar no preparo do acompanhamento - e ele brilhar tanto quanto o prato principal.

Batatas e bacalhau, sempre juntos 

Batatas e bacalhau, sempre juntos  Foto: Andrew Scriviani/NYT

Mas antes, se você ainda não sabe, comece pelo básico: confira abaixo como cortar as batatas e descascá-las sem desperdício, quem ensina é o chef José Barattino. Aprenda também quando cozinhar as batatas com e sem a casca, e aprenda a nunca mais perder o ponto de cozimento.

Batata cozida

Antes de se aventurar em receitas mais elaboradas, que tal começar com o básico? Para conseguir um bom ponto de cozimento para as batatas, o fogo precisa estar baixo e as rodelas devem ter uma espessura de 1,5 cm. Outro aspecto importante são os tipos de temperos utilizados. A batata cozida é o clássico acompanhamento do bacalhau à Gomes de Sá, e também vai bem com o bacalhau com broa, e bacalhau frito com cebola. Confira a receita.

Batata cozida

Batata cozida Foto: Felipe Rau/Estadão

 

Batata assada

Nada de tirar a pele: a casquinha traz uma crocância a mais para as batatas. No forno, o papel-alumínio também é um aliado para manter a consistência correta. É um bom acompanhamento para o bacalhau herdade do esporão e o bacalhau com hortelã e poejo. Confira a receita.

Batata assada

Batata assada Foto: Felipe Rau/Estadão

 

Batata ao murro

Antes do preparo, as batatas precisam ser lavadas para tirar o gosto de terra. A etapa seguinte é assá-las cobertas de bastante sal grosso. A batata ao murro é ideal para ser servida com bacalhau assado. Confira a receita.

Batata ao murro

Batata ao murro Foto: Felipe Rau/Estadão

 

Batata palha

Antes de fritar, é necessário lavar as batatas com água gelada para tirar o excesso de amido. Outro cuidado importante é na espessura e na largura das tiras. É um bom acompanhamento para o bacalhau a Brás. Confira a receita e veja aqui dicas para fritar batatas crocantes e sequinhas. 

Batata palha 

Batata palha  Foto: Felipe Rau/Estadão

 

Batata frita crocante e sequinha

A tão sonhada batata frita crocante e sequinha feita em casa é um sonho possível. Com os utensílios corretos e alguns truques, é possível prepará-la de forma fácil, garantindo um resultado saboroso e nada encharcado de gordura. Saiba como neste vídeo! 

Batata frita

Batata frita Foto: Felipe Rau/Estadão

 

Purê de batata

Para obter uma boa textura, uma das dicas é cozinhar a batata com casca e descascá-las ainda quentes. Uma boa escolha é fazer o purê para acompanhar bolinhos de bacalhau. Confira a receita.

Purê de batata

Purê de batata Foto: Felipe Rau/Estadão

 

 

COZINHA PALADAR: 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências