Receitas

Receita

Natal colaborativo: chefs sugerem receitas para menu preparado em conjunto

Paladar convidou cinco chefs para a ceia deste ano - e cada um levou um prato para compor a mesa natalina

20 de dezembro de 2021 | 05:00 por Danielle Nagase e Renata Mesquita, O Estado de S.Paulo

2021 chegou ao fim - e só de termos conseguido chegar até aqui, temos motivo suficiente para celebrar. Como o nosso tipo de celebração preferido é aquele comemorado em torno da mesa, tratamos de concentrar esforços para bolar uma ceia de Natal no capricho.

Logo de cara, esbarramos em um problema: o preço dos alimentos está nas alturas - e não há dinheiro sobrando para esbanjar. A solução? Adotar o bom e velho “cada um leva um prato” para que a festa não pese no bolso de ninguém.

O frango cheio, da chef Ana Soares, é sugestão de principal da ceia colaborativa do Paladar.

O frango cheio, da chef Ana Soares, é sugestão de principal da ceia colaborativa do Paladar. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Convidamos cinco chefs para participar do desafio de montar uma ceia colaborativa, cujos pratos precisam combinar entre si. Para dar certo, #ficaadica, além de pensar em receitas coringas, convém combinar previamente com os convidados o que cada um vai preparar.

Para o Natal dos chefs, Estela Passoni, do restaurante homônimo, ficou a cargo da salada; Mari Sciotti, do Quincho, criou um prato principal vegetariano para estrelar a mesa natalina. Aninha Soares, da Mesa III, compartilhou a receita do seu “franguinho cheio”, que sai bem mais em conta que o peru. Para acompanhar, a chef Daniela França Pinto criou uma farofa que vai bem com qualquer outro assado. E a confeiteira Joyce Galvão, para fechar o cardápio com chave de ouro, tratou de preparar o seu pudim de panetone, tradição dos natais em família.

Caso você adote a nossa ideia, nem precisa mais pensar no menu - as receitas seguem a seguir. Basta distribuir as tarefas entre os convidados. Esperamos ter ajudado. Boas festas!

 

Salada de maçã verde, gorgonzola e noz pecan

Uma bela salada, incrementada com nozes e frutas, não pode faltar na ceia de Natal. Assim, a chef Estela Passoni, do restaurante homônimo, em Pinheiros, decidiu compartilhar a receita da salada que é a queridinha de sua clientela - e o melhor, o preparo é muito fácil. Ah, quem não curte maçã verde, pode substituir essa fruta por figo. Veja o modo de preparo.

Estela Passoni compartilhou a receita da salada de maçã com gorgonzola e pecan.

Estela Passoni compartilhou a receita da salada de maçã com gorgonzola e pecan. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

 

Abóbora recheada com castanhas portuguesas

Vegetarianos não precisam, nem devem, ficar apenas com os acompanhamentos da ceia. A criativa chef Mari Sciotti, do restaurante Quincho, criou uma receita especial para o Paladar onde o vegetal é a estrela da noite, e ainda faz bonito no centro da mesa, uma abóbora assada e recheada com arroz e castanhas portuguesas – porque afinal, é Natal. Aprenda a fazer me casa.

Mari Sciotti elaborou uma opção de principal vegetariana. 

Mari Sciotti elaborou uma opção de principal vegetariana.  Foto: Tiago Queiroz/Estadão

 

Franguinho cheio

Com o preço das carnes nas alturas, a sugestão da chef Ana Soares é substituir o tradicional peru pelo franguinho recheado com miúdos e maçã verde. O frango assado da chef – macio, suculento e perfumado –  já virou um clássico da cidade. No Mesa III, a chef prepara eles no forno à lenha, mas aqui ela empresta sua receita e ensina como prepará-los no forno convencional de casa. Confira a receita.

Chef Ana Soares compartilha a receita do seu franguinho cheio.

Chef Ana Soares compartilha a receita do seu franguinho cheio. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

Farofa de Natal

A chef Daniela França Pinto sugeriu um acompanhamento coringa para a ceia natalina - como não leva carne entre os ingredientes, essa farofa vai bem com qualquer assado, das aves aos cortes suínos. Achou a receita muito básica? Junte ao refogado 200 gramas de bacalhau em lascas e 5 colheres de azeite - alternativa para incluir o pescado na mesa de Natal sem investir uma fortuna nas postas. Veja o passo a passo.

Chef Daniela França Pinto sugeriu uma farofa com damascos e amêndoas.

Chef Daniela França Pinto sugeriu uma farofa com damascos e amêndoas. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

Pudim de panetone

Do improviso à tradição natalina. A confeiteira Joyce Galvão conta que criou essa receita no “susto”, quando percebeu que não tinha sobremesa para o almoço de Natal. “Por sorte, eu tinha ganhado muitos panetones naquele ano, piquei tudo, improvisei um creme e arrisquei um pudim”, conta. “E minha família comeu como se aquele fosse o melhor doce do mundo. Virou tradição.” Confira a receita, quem sabe ela não vira a queridinha da sua ceia também.

Confeiteira Joyce Galvão sugere um pudim de panetone para a ceia.

Confeiteira Joyce Galvão sugere um pudim de panetone para a ceia. Foto: Helcio Nagamine/Estadão

 

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?