Paladar

Receitas

Receita

Gabriela Biló|Estadão
Gabriela Biló|Estadão

Natal das antigas: confira receitas clássicas para a ceia

Uma coletânea de receitas clássicas que deixarão sua mesa elegantérrima e deliciosa e farão do Natal uma data inesquecível

20 de dezembro de 2017 | 21:03 por Renata Mesquita, O Estado de S.Paulo

Sabe aquela vontade de inventar, criar receitas e surpreender os convidados? Guarde para a próxima ocasião. Na ceia de Natal, o que todo mundo quer é repetir os velhos – e bons – pratos natalinos tradicionais.

Por isso, convidamos o chef Carlos Siffert para preparar uma mesa repleta de clássicos. Limpe as pratas, tire do armário as taças de coquetel de camarão e volte no tempo.

Feliz Natal!

 

CONFIRA AS RECEITAS:

Salada Waldorf

Para começar, uma receita sofisticada e cheia de frescor. A salada Waldorf leva maçãs, salsão, uvas e nozes, envoltas em maionese com iogurte natural. Confira a receita. 

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

Coquetel de camarão

Calma, coquetel de camarão (camarões assados servidos com molho rosé) não é brega. É um clássico! Veja como fazer em casa. 

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

Tender com laranja e mel

Com essa receita, o tender fica saborosíssimo sem precisar de marinada. Pudera, ele vai ao forno com alho-poró, cenoura, cebola, mel, vinho branco, suco de laranja e mostarda. Sirva com uma compota de frutas. Confira a receita.

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

Peru com champignons

Não há mistérios para preparar esse peru. A ave vai ao forno com sua própria marinada, feita com temperos clássicos. O molho de cogumelos arremata o prato. Veja como fazer.

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

Bacalhau à Zé-do-Pipo

De comer com os olhos, imagine só como ele vai ficar lindo da mesa posta de Natal. É um prato clássico, cremoso e reconfortante, com batata, cebola, ovo, azeitonas e maionese (caseira, de preferência) . Confira a receita. 

Bacalhau à Zé-do-Pipo.

Bacalhau à Zé-do-Pipo. Foto: Gabriel Biló/Estadão

 

Arroz com champanhe e passas

Arroz não precisa ser sempre branco - ainda mais na ceia de Natal. Depois de refogados, os grãos e as uvas-passas são cozidos no champanhe, o que confere um toque agridoce à receita. Aprenda a fazer aqui. 

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

Farofa crocante

Simples de fazer, impressionante de servir. Essa farofa é feica com farinha de mandioca do tipo biju e farinha de rosca crocante, do tipo “Panko”, além de bacon, cebola e manteiga. Confira a receita.  

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

Figos enformados

Na lista de ingredientes só um ingrediente: figos frescos. Eles são cortados, acomodados em uma forma com furo no meio e gelados. Um jeito divertido de servir frutas na ceia de Natal. Veja como fazer.

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

Purê de castanha portuguesa

Ingrediente indispensável na mesa de Natal das famílias portuguesas, a castanha portuguesa fica ainda mais deliciosa na receita de purê do chef Carlos Siffert. Aprenda o preparo. 

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

Sorvete de limão-siciliano enformado

Sorvete caseiro é uma delícia e agrada a todos no Natal brasileiro, em pleno verão. Confira a receita. 

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

Bolo de frutas

Damascos, tâmaras, cerejas, nozes, amêndoas e rum dão sabor a esse bolo natalino. Veja como fazer em casa. 

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

Torta de nozes

Bolo de nozes, doce de ovos e merengue. Uma sobremesa clássica e cheia de classe. Confira a receita. 

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

Rabanadas de brioche

Fatias de brioche são passadas em uma mistura de creme de leite fresco, leite, ovos e baunilha e, depois, fritas. Uma delícia. Veja como fazer. 

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

E para beber?  

Toda ceia pede suas cervejas

Os segredos para escolher seu vinho natalino

 

O dono da festa

Paladar se instalou no apartamento do chef Carlos Siffert para fotografar a ceia de Natal. Ao todo, o chef preparou 13 pratos, das entradas à sobremesa, incluindo assados e acompanhamentos. Siffert, que é professor na Escola de Cozinha Wilma Kövesi e consultor da Casa Santa Luzia, topou fazer uma ceia “vintage”. Ele diz que adorou a ideia e confessou que a primeira coisa que fez foi tirar as taças do coquetel de camarão do armário! O coquetel de camarão, aliás, feito por “encomenda” do Paladar. A rabanada veio de brinde.

O dono da festa, Carlos Siffert

O dono da festa, Carlos Siffert Foto: Gabriela Biló|Estadão

*Produção Michele Moulatlet; agradecimentos Ritz Festas 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.