Paladar

Receitas

Receita

Dez receitas com lentilha para sua ceia de Ano-Novo

Versátil, o "ingrediente da sorte" pode render boas saladas, arrozes e cozidos para incrementar o jantar do réveillon

30 de dezembro de 2019 | 06:00 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

A “lentilha da sorte” é um clássico da ceia de réveillon. A boa fortuna associada ao grão vem de uma passagem bíblica, que faz parte do Velho Testamento. Ao abdicar de seus direitos de primogênito por um prato de lentilhas, Esaú, filho de Isaac e irmão de Jacó, tornou-se um homem rico - daí a crença de que comer lentilha na virada do ano traz sorte e prosperidade para os próximos 365 dias.  

Na dúvida, melhor seguir a tradição: confira dez receitas fáceis com lentilha para o jantar de fim de ano

Arroz de lentilha com amêndoa, pistache e cebola confitada

Que tal dar uma turbinada no tradicional arroz de lentilha? Nessa receita da chef Ana Soares, da Mesa III, as leguminosas dividem o protagonismo do prato com amêndoas, pistache, que acrescentam crocância, e cebola confitada. Fica uma delícia. Veja como fazer em casa.

Receita de arroz de lentilha com amêndoa, pistache e cebola confitada

Receita de arroz de lentilha com amêndoa, pistache e cebola confitada Foto: Roberto Seba|Estadão

 

Arroz com lentilhas e cebola dourada

Mais uma com a dupla arroz e lentilha. Nessa receita da chef Carolina Bransão, o arroz é cozido em leite de coco e incrementado com gengibre e cebola dourada. Confira a receita completa.

Arroz com gengibre, lentilhas e cebola caramelizada feito pela chef Carolina Brandão

Arroz com gengibre, lentilhas e cebola caramelizada feito pela chef Carolina Brandão Foto: Felipe Rau|Estadão

 

Arroz com lentilha e especiarias

Não estranhe, a combinação do cravo com canela é muito usado na cozinha árabe salgada. Depois de provar, você vai querer adotar para a vida, pode acreditar. Para fazer esse prato, dá para aproveitar o arroz já cozido que sobrou do almoço - fica tão bom quanto se tivesse sido feito na hora. Veja a receita.

Na foto, Arroz com Lentilha

Na foto, Arroz com Lentilha Foto: Fernando Sciarra|Estadão

 

Tabule de quinoa, lentilha, rabanete, erva-doce, damasco e hortelã

Salada libanesa muito versátil, o tabule é cheio de sabor e refrescância. No preparo sugeridos pelas chefs Carla Pernambuco e Carolina Brandão, a lentilha ganha a companhia de quinoa, rabanete, erva-doce, damasco e hortelã. Aprenda o passo a passo.

Receita de tabule de quinoa, lentilha, rabanete, erva-doce, damasco e hortelã

Receita de tabule de quinoa, lentilha, rabanete, erva-doce, damasco e hortelã Foto: Roberto Seba|Estadão

 

Salada de lentilha com cebola caramelizada

A receita preparada pela chef Morena Leite, do restaurante Capim Santo, une a tradicionalíssima lentilha com a cebola caramelizada, que caiu no gosto do brasileiro nos últimos anos. Trata-se de um prato agridoce, que combina açúcar, gengibre e mix do suco de três tipo de limão. Aprenda a fazer.

 

  Foto: Felipe Rau| Estadão

 

Salada de lentilhas com beterraba, queijo de cabra e dill

Receita simples e deliciosa da chef Rachel Khoo. Para montar, divida as lentilhas em pratos individuais e espalhe sobre elas folhas baby para salada. Coloque por cima lâminas de beterraba, esmigalhe o queijo e intercale porções entre as beterrabas. Salpique com vinagrete, regue um pouco de azeite e sirva. Veja como fazer em casa.

Salada de lentilhas du Puy com queijo de cabra, beterraba e vinagrete de aneto do livro Pequena Cozinha Em Paris, Rachel Khoo.

Salada de lentilhas du Puy com queijo de cabra, beterraba e vinagrete de aneto do livro Pequena Cozinha Em Paris, Rachel Khoo. Foto: Reprodução

 

Pilaf de lentilha e outros grãos

Para preparar essa receita, você vai precisar de uma wok e de uma frigideira. Primeiro, os cogumelos são grelhados na frigideira. Depois, o alho-poró, o nirá, o alho negro e a lentilha são salteados na wok. Para finalizar, cebola caramelizada. Fica uma delícia. Aprenda a fazer.

Pilaf de grãos e cogumelos.

Pilaf de grãos e cogumelos. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

Lentilha com bacon

Ótima para acompanhar assados, essa versão de lentilha, superfácil de fazer, é refogada (já cozida) com bacon, cebola e vinho branco. A ideia é que ela fique úmida, mas sem ter caldo, e ao dente. Veja como é feita.

Lentilha inspirada no prato do chef francês Erick Jacquin

Lentilha inspirada no prato do chef francês Erick Jacquin Foto: Fernando Sciarra|Estadão

 

Lentilha com brócolis e tahini

Esta salada vale por uma refeição completa, além de ser muito saborosa. Da primeira vez, siga a receita, depois, troque as castanhas, os queijos, o legume e o que mais preferir – só não deixe de usar o molho tahini, que dá personalidade ao prato. Veja a receita completa.

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

Couve-flor com lentilhas e molho romesco

Para quem busca inovar nas receitas para a ceia de réveillon, eis uma opção inusitada e deliciosa: couve-flor grelhada (ingrediente hit de 2019), lentilhas com cebola caramelizada e molho de pimentões. Confira o passo a passo.

Couve-flor grelhada do restaurante Quincho

Couve-flor grelhada do restaurante Quincho Foto: Lucas Terribili

 

*Lista publicada originalmente em dezembro de 2017. Atualizada pela última vez em dezembro de 2019.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.