Paladar

Receitas

Receitas

Alex Silva|Estadão
Alex Silva|Estadão

Nhoque com legumes da primavera e manteiga de limão-siciliano

Receita de José Barattino, uma ótima ideia para levar na marmita do trabalho

por Redação Paladar

José Barattino, chef-executivo do Eataly de São Paulo, ensina preparar essa receita que vai bem em qualquer ocasião, e pode ser uma ótima ideia para levar na marmita do trabalho. 

Os dez mandamentos da marmita perfeita

Preparo

Gnocchi

1Cozinhe as batatas com casca por aproximadamente 15 minutos em água fervente com um pouco de sal. Retire e com cuidado, descasque as batatas ainda quentes. 
2Amasse as batatas e juntar a farinha (100g), a gema e o queijo parmesão. Misture até que a massa esteja homogênea e fria.
3

Deixe a massa “descansar” em geladeira por 20 minutos. Depois desse tempo, abra a massa em formato de “cobrinhas” e corte pedaços do tamanho de uma polegada com a ajuda de uma faca ou espátula. Salpique farinha nos "nhoques” e reserve na geladeira. 

Manteiga de limão

1Deixe a manteiga em temperatura ambiente.
2Misture o suco de limão até homogeneizar e reserve.

Legumes

1Cortar todos os legumes do tamanho de uma polegada
2Cozinhar  os aspargos em água fervente com sal por 1 minuto, usar a mesma água e cozinhar a vagem holandesa por 5 minutos.Reserve. 
3Adicione em uma frigideira quente a manteiga (20g) e salteie a cebola roxa e o tomate, acrescentar os aspargos, a vagem e a alcachofra. Reserve.
4Cozinhe em água fervente com sal os nhoques até que boiem. Retire com a ajuda de uma escumadeira e coloque-os diretamente na frigideira com os legumes.
5Volte a frigideira ao fogo e acrescente a manteiga de limão, o manjericão e as raspas de limão-siciliano.
6Distribua nas marmitas e finalize com o queijo pecorino ralado ou em lascas.

Ficou com água na boca?