Paladar

Receitas

Receitas

Alex Silva|Estadão
Alex Silva|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Nhoque de castanha-do-pará

Inspirada no nhoque de semolina, um clássico romano, esta receita ganha um toque brasileiro com as castanhas

por Patricia Ferraz

Um casal de inglesinhos com ares de nerd teve a ideia de transformar o clássico nhoque de semolina romano num prato vegetariano, trocando o leite por leite de amêndoas. A receita, muito boa, está no livro Leve & Saudável – A Cozinha Vegetariana para o Dia a Dia (Yannic Schon, Susann Probst, Claudia Dornbusch, V&R), que chegou ao mercado nacional no fim do ano. Bom, me inspirei no que eles fizeram e também troquei os ingredientes, para dar um toque mais brasileiro ao prato: no lugar das amêndoas, usei castanhas-do-pará e leite de castanhas. Os nhoques ficaram incríveis, com pedacinhos de castanha e um sabor muito particular. O preparo tem três etapas – a gente faz a massa, põe para esfriar até firmar; depois, é preciso cortar os nhoques com um aro de metal, antes de assar.

Preparo

1Ponha o leite de castanhas e a manteiga numa panela, tempere com o sal, a pimenta e a noz-moscada. 
2Despeje a semolina, em chuva, aos poucos, quando o leite ferver, mexendo com um fouet até começar a engrossar. Troque por uma colher de pau. Continue mexendo até cozinhar a massa (uns 15 minutos).
3Unte uma assadeira e espalhe a massa sobre ela, alisando para igualar. Espere esfriar e corte a massa em círculos com a ajuda de um aro de metal (se preferir assar no dia seguinte, pare nesta etapa e guarde os nhoques na geladeira).
4Unte um refratário, acomode os nhoques nele, espalhe a manteiga, o queijo ralado por cima e finalize com as folhas de sálvia.
5Asse os nhoques em forno médio até dourar.

Ficou com água na boca?