Paladar

Receitas

Receita

Daniel Teixeira|Estadão
Daniel Teixeira|Estadão

O que fazer com as sobras da ceia de Natal

Dez receitas para você reaproveitar os pratos natalinos que sobraram da noite anterior

25 de dezembro de 2020 | 06:00 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Para quem não usou as dicas do Paladar de como de calcular as quantidades de comida para a ceia e, agora, está com a geladeira abarrotada de sobras de peru, tender, pernil e bacalhau, eis uma seleção de receitas e truques para dar nova roupagem aos assados de Natal.

Assim você aproveita hoje o que sobrou do jantar de ontem - e sem cansar o apetite. Fica o combinado: não vale jogar comida no lixo, certo?  

 

Galantine de peru

A galantine é um clássico francês que caiu em desuso por aqui, mas ainda vive no país de origem. Funciona bem como entrada e até como prato principal para os dias seguintes à ceia de Natal - é feita com carne de peru já assada e moída e castanhas trituradas. Veja como fazer.   

Galantine de peru preparada pela chef Heloisa Bacellar

Galantine de peru preparada pela chef Heloisa Bacellar Foto: Codo Meletti|Estadão

 

Penne com bacalhau

Essa receita pode ser feita do zero, mas, como leva bacalhau desfiado, pode muito bem ser preparada com o pescado assado que sobrou da ceia. Abobrinha, tomates-cereja, azeitonas e alcaparras complementam o prato. Veja a receita.

Receita de penne com bacalhau do Restaurante Ella

Receita de penne com bacalhau do Restaurante Ella Foto: Márcio Fernandes|Estadão

 

Club sandwich

É o sanduíche de dois andares mais famoso do mundo - e pode ser feito tanto com frango (o mais famoso) quanto com peito de peru desfiado. Alface crespa, tomate, bacon torrado e muita maionese complementam o sanduba. Fica delicioso! Veja como montar

Club Sandwich

Club Sandwich Foto: Felipe Rau| Estadão

 

Sanduíche de pernil

​A receita do chef Carlos Siffert é um grande clássico dos dias que sucedem o Natal. Desfie a carne e experimente um molho novo. Você não vai nem lembrar que comeu o pernil na noite passada. Confira a receita.

Sanduíche de pernil

Sanduíche de pernil Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

Panquecas de bacalhau

​Coloque as sobras de bacalhau numa tigela média e, com um garfo, desmanche as lascas maiores do peixe. Junte a mistura de azeitonas, pimentões e brócolis e adicione os ovos e o pão. Faça montinhos e frite no fogo baixo. Veja como fazer. 

Panquecas decoradas com salsa

Panquecas decoradas com salsa Foto: Felipe Rau|Estadão

 

Biryani de vitela

​Biryani é um tradicional prato indiano e paquistanês feito à base de arroz e carne. Nessa saborosa receita da chef Carolina Brandão, do Las Chicas e do Clementina, sobras de arroz de lentilhas e vitela estrelam o prato. Confira a receita. 

Prato feito pela chef Carolina Brandão

Prato feito pela chef Carolina Brandão Foto: Felipe Rau|Estadão

 

Carpaccio de abacaxi, tender e gorgonzola

​Essa combinação é uma boa alternativa para aproveitar as sobras de tender do Natal. Com o frescor do abacaxi e a personalidade da gorgonzola, o presunto ganha um novo atrativo no pós-Natal. Veja como fazer.  

Tender com abacaxi e gorgonzola

Tender com abacaxi e gorgonzola Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

Arroz com pernil, cachaça e frutas

​Um prato bem festivo, com pernil suíno, castanhas, semente de abóbora e frutas desidratadas, como damasco, manga, uva e goiaba. Ideal para encerrar a semana de comemoração. Confira a receita.

Arroz com pernil, cachaça e frutas.

Arroz com pernil, cachaça e frutas. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

Consommè de frutas vermelhas e panetone

Que tal aproveitar as sobras de panetone para preparar uma nova sobremesa? Para essa receita, que mistura frutas vermelhas (framboesas, morangos, amoras e mirtilos) e sorvete de baunilha, você vai precisar de quatro fatias do panetone. Confira o passo a passo.

Consommé de frutas vermelhas e panettone

Consommé de frutas vermelhas e panettone Foto: Tasso Marcelo

  

Pain perdu de panetone

​Um híbrido de panetone e rabanada. Misture leite, açúcar, ovo e canela. Passe a fatia de panetone ou chocotone na mistura e frite em frigideira quente com um pouco de manteiga até ficar dourado. Experimente com mel, geleia ou sorvete de baunilha. Veja como fazer. 

Receita de pain perdu de panetone

Receita de pain perdu de panetone Foto: Felipe Rau|Estadão

* Lista originalmente publicada em dezembro de 2017. Atualizada pela última vez em dezembro de 2020. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.