O que fazer com as sobras da ceia de Natal

Dez receitas para você reaproveitar os pratos natalinos que sobraram da noite anterior

Redação Paladar - O Estado de S.Paulo

Para quem não usou as dicas do Paladar de como de calcular as quantidades de comida para a ceia e, agora, está com a geladeira abarrotada de sobras de peru, tender, pernil e bacalhau, eis uma seleção de receitas e truques para dar nova roupagem aos assados de Natal.

Assim você aproveita hoje o que sobrou do jantar de ontem - e sem cansar o apetite. Fica o combinado: não vale jogar comida no lixo, certo?  

 

Galantine de peru

Continua após a publicidade

A galantine é um clássico francês que caiu em desuso por aqui, mas ainda vive no país de origem. Funciona bem como entrada e até como prato principal para os dias seguintes à ceia de Natal - é feita com carne de peru já assada e moída e castanhas trituradas. Veja como fazer.   

Galantine de peru preparada pela chef Heloisa Bacellar Foto: Codo Meletti|Estadão

 

Penne com bacalhau

Essa receita pode ser feita do zero, mas, como leva bacalhau desfiado, pode muito bem ser preparada com o pescado assado que sobrou da ceia. Abobrinha, tomates-cereja, azeitonas e alcaparras complementam o prato. Veja a receita.

Receita de penne com bacalhau do Restaurante Ella Foto: Márcio Fernandes|Estadão

 

Club sandwich

É o sanduíche de dois andares mais famoso do mundo - e pode ser feito tanto com frango (o mais famoso) quanto com peito de peru desfiado. Alface crespa, tomate, bacon torrado e muita maionese complementam o sanduba. Fica delicioso! Veja como montar

Club Sandwich Foto: Felipe Rau| Estadão

 

Sanduíche de pernil

​A receita do chef Carlos Siffert é um grande clássico dos dias que sucedem o Natal. Desfie a carne e experimente um molho novo. Você não vai nem lembrar que comeu o pernil na noite passada. Confira a receita.

Sanduíche de pernil Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

Panquecas de bacalhau

​Coloque as sobras de bacalhau numa tigela média e, com um garfo, desmanche as lascas maiores do peixe. Junte a mistura de azeitonas, pimentões e brócolis e adicione os ovos e o pão. Faça montinhos e frite no fogo baixo. Veja como fazer. 

Panquecas decoradas com salsa Foto: Felipe Rau|Estadão

 

Biryani de vitela

​Biryani é um tradicional prato indiano e paquistanês feito à base de arroz e carne. Nessa saborosa receita da chef Carolina Brandão, do Las Chicas e do Clementina, sobras de arroz de lentilhas e vitela estrelam o prato. Confira a receita. 

Prato feito pela chef Carolina Brandão Foto: Felipe Rau|Estadão

 

Carpaccio de abacaxi, tender e gorgonzola

​Essa combinação é uma boa alternativa para aproveitar as sobras de tender do Natal. Com o frescor do abacaxi e a personalidade da gorgonzola, o presunto ganha um novo atrativo no pós-Natal. Veja como fazer.  

Tender com abacaxi e gorgonzola Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

Arroz com pernil, cachaça e frutas

​Um prato bem festivo, com pernil suíno, castanhas, semente de abóbora e frutas desidratadas, como damasco, manga, uva e goiaba. Ideal para encerrar a semana de comemoração. Confira a receita.

Arroz com pernil, cachaça e frutas. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

Consommè de frutas vermelhas e panetone

Que tal aproveitar as sobras de panetone para preparar uma nova sobremesa? Para essa receita, que mistura frutas vermelhas (framboesas, morangos, amoras e mirtilos) e sorvete de baunilha, você vai precisar de quatro fatias do panetone. Confira o passo a passo.

Consommé de frutas vermelhas e panettone Foto: Tasso Marcelo

  

Pain perdu de panetone

​Um híbrido de panetone e rabanada. Misture leite, açúcar, ovo e canela. Passe a fatia de panetone ou chocotone na mistura e frite em frigideira quente com um pouco de manteiga até ficar dourado. Experimente com mel, geleia ou sorvete de baunilha. Veja como fazer. 

Receita de pain perdu de panetone Foto: Felipe Rau|Estadão

* Lista originalmente publicada em dezembro de 2017. Atualizada pela última vez em dezembro de 2020. 

Mais conteúdo sobre:

Encontrou algum erro? Entre em contato