Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Ovos turcos para o café da manhã

O sumagre e a pimenta turca transforam simples ovos fritos em um belo prato

por Patrícia Ferraz

É incrível como alguns temperos têm o poder de transformar simples ovos fritos em um belo prato. Esses ovos à moda turca, perfeitos para o café da manhã no fim de semana, estão no livro Um jeito moderno de comer (Editora Alaúde) da inglesa Anna Jones, ex-braço direito de Jamie Oliver, uma cozinheira talentosa e cheia de ideias. São só receitas vegetarianas, mas você custa a notar…

O sabor que dá personalidade aos ovos fritos é o sumagre, um condimento vermelho em pó muito usado no Oriente Médio, que dá um toque cítrico e levemente picante. É um dos componentes do zaatar. Não é difícil de encontrar atualmente. A receita também leva pimenta turca (que pode ser substituída pela pimenta calabresa seca) e iogurte grego.

Ovos turcos para o café da manhã

Ovos turcos para o café da manhã Foto: Patrícia Ferraz/Estadão; Cerâmica Muriqui Poesia

Preparo

1Misture o iogurte e o sal em uma tigela. 
2Toste levemente o pão pita no forno e ponha no prato em que vai colocar os ovos fritos.
3Aqueça a manteiga em uma frigideira antiaderente, em fogo médio, quando começar a dourar quebre os ovos e diminua o fogo, recobrindo os ovos com a manteiga até chegar ao ponto que você preferir (o ideal é borda começando a dourar e a gema ainda mole, para escorrer no prato…).
4Espalhe um pouco do iogurte com sal no pão tostado, um pouco de sumagre e pimenta calabresa e ponha os ovos por cima. Salpique os condimentos restantes e finalize com folhas de iogurte fresco.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?