Receitas

Receitas

Pad Kee Mao tailandês (macarrão bêbado)

Uma receita da chef tailandesa e restauranteur Hong Thaimee de um dos tradicionais pratos de noodles do País asiático

por Receita de Hong Thaimee, adaptada por Julia Moskin

A chef e restauranteur Hong Thaimee com o clássico prato tailandês pad kee mao na cozinha de seu apartamento em Manhattan

A chef e restauranteur Hong Thaimee com o clássico prato tailandês pad kee mao na cozinha de seu apartamento em Manhattan Foto: Karsten Moran/The New York Times

Na Tailândia, pad thai, pad see ew e pad kee mao são três dos inúmeros pratos populares de noodle. Esses pratos são especialmente populares porque têm o tal “rot chaat dee” – aquele equilíbrio entre sabores (picante, azedo, salgado, doce e amargo), texturas (crocante e macia) e aromas (peixe e ervas) que os cozinheiros tailandeses – e os fãs de comida tailandesa – adoram.

Pad kee mao, muitas vezes traduzido como “macarrão bêbado”, pertence a uma família maior de pratos “kee mao”, todos com a mesma combinação potente de alho, pimenta e manjericão.

Ao equilibrar esses grandes sabores, a chef e restauranteur Hong Thaimee explica, toda pessoa que cozinha em casa segue seu próprio toque “a gosto”. Seu tio pode ter uma mão pesada com alho picante e pimentas picantes; sua mãe pode se inclinar para manjericão e vinagre de coco, por exemplo. “Nunca há apenas uma receita”, defende.

Abaixo você confere sua receita do prático típico do País asiático.

Preparo

1

Prepare o noodle: Coloque o macarrão seco em uma tigela grande e cubra com água quente. Deixe de molho enquanto prepara os ingredientes restantes, deixando a água esfriar e mexendo e soltando o macarrão de vez em quando com as mãos. (Isso levará de 30 a 40 minutos, dependendo da marca). Quando estiver pronto, o macarrão ficará branco e soltinho, quase macio para mastigar. (Ele vai cozinhar um pouco mais depois). Despeje toda a água, solte o macarrão com as mãos e reserve.

2

Enquanto isso, faça o molho: Em uma tigela, misture o molho de ostra, o molho de soja, o molho de peixe, o vinagre e o molho de soja preto.

3

Faça o noodle: Retire os talos e as sementes das pimentas. Usando o lado plano de uma faca larga e pesada, esmague o alho e as pimentas. Se você tiver um pilão, esmague o alho descascado e as pimentas sem sementes até fazer uma pasta áspera. Caso contrário, use um pequeno processador de alimentos para picar, ou apenas use a faca para picar o alho e deixar as pimentas esmagadas inteiras.

4

Coloque os ingredientes restantes em tigelas e os alinhe na ordem em que serão adicionados à panela: proteína, verduras (se estiver usando), macarrão, molho e manjericão. Quando estiver pronto para cozinhar, coloque 1 xícara de água quente perto do fogão.

5

Aqueça o óleo em uma wok de 35 centímetros, uma frigideira pesada de 30 centímetros ou uma Dutch oven grande em fogo médio até o óleo brilhar. (Se estiver usando uma panela menor, cozinhe em 2 levas). Adicione a mistura de alho e refogue em fogo médio, mexendo com um pegador ou colher de pau, 30 a 45 segundos.

6

Adicione a proteína, aumente o fogo para alto e frite por 2 minutos. Se estiver usando, adicione gai lan. Continue cozinhando até que a proteína fique cozida e as verduras, murchas, 1 a 2 minutos a mais.

7

Adicione o macarrão, espalhando-o pela panela, mexendo e soltando. Quando o macarrão estiver chiando, adicione 3 colheres de sopa de molho e refogue.

8

Prove o macarrão para verificar o ponto de cozimento e o tempero. Se necessário, adicione mais molho de pad kee mao, um pouco de cada vez até que o prato fique picante e salgado e não muito doce. Adicione água quente, 1 colher de sopa de cada vez, se o noodle ainda não estiver muito macio.

9Quando o noodle tiver absorvido todo o molho e os sabores estiverem equilibrados, adicione as folhas de manjericão e misture. Sirva imediatamente.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Receitas mais vistas

Mais em receitas

Ficou com água na boca?