Receitas

Receitas

Pad Thai de Camarão

Uma receita da chef tailandesa Watcharee Limanon de um dos pratos mais clássicos da culinária do País asiático

por Watcharee Limanon, adaptada por Julia Moskin

Pad Thai feito por Limanon em sua casa em Yarmouth, Estados Unidos

Pad Thai feito por Limanon em sua casa em Yarmouth, Estados Unidos Foto: Dennis Welsh/The New York Times

Na Tailândia, pad thai, pad see ew e pad kee mao são três dos inúmeros pratos populares de noodle. “Estes são os três noodles que todo mundo que esteve na Tailândia quer fazer”, explica a chef tailandesa Watcharee Limanon. Abaixo você confere sua receita de pad thai de camarão.

Esses pratos são especialmente populares porque têm o tal “rot chaat dee” – aquele equilíbrio entre sabores (picante, azedo, salgado, doce e amargo), texturas (crocante e macia) e aromas (peixe e ervas) que os cozinheiros tailandeses – e os fãs de comida tailandesa – adoram.

Preparo

1

Prepare o noodle: Coloque o macarrão seco em uma tigela grande e cubra com água quente. Deixe de molho por 20 a 30 minutos enquanto prepara os demais ingredientes, deixando a água esfriar e mexendo e separando o macarrão de vez em quando com as mãos. Quando estiver pronto, o macarrão ficará branco, mole e quase macio para mastigar. (Ele vai cozinhar um pouco mais depois). Despeje toda a água, solte o macarrão com as mãos e reserve.

2

Enquanto isso, faça o molho: Misture o molho de peixe, o tamarindo e o açúcar de coco em uma panela pequena. Leve para ferver em fogo médio, mexendo sempre até que o açúcar se dissolva, 3 a 4 minutos. Reserve para esfriar.

3

Alinhe os ingredientes na ordem em que serão cozidos: coloque o alho, a chalota, o rabanete e o camarão em uma tigela, depois prepare o tofu, o macarrão, o molho, os ovos, o broto de feijão e a cebolinha. Quando estiver pronto para cozinhar, coloque 1 xícara de água quente perto do fogão.

4

Aqueça 3 colheres de sopa de óleo em uma wok de 35 centímetros, uma frigideira pesada de 30 centímetros ou uma Dutch oven grande em fogo médio-alto até o óleo começar a brilhar. (Se estiver usando uma panela menor, cozinhe em 2 levas). Adicione o conteúdo da tigela de alho e refogue em fogo médio, ajustando a chama para que os ingredientes fiquem crepitando, mas não estourando, até que os camarões estejam quase rosados, 2 a 3 minutos. Adicione o tofu e refogue para aquecer, cerca de 2 minutos.

5

Adicione o macarrão e aumente o fogo o máximo possível, mexendo e soltando com um pegador ou colher de pau ou ambos. Quando o macarrão estiver chiando, adicione cerca de metade do molho e 1 colher de sopa de água e refogue, mexendo para cobrir e cozinhar tudo.

6

Prove o macarrão para verificar o ponto de cozimento e o tempero. Se necessário, adicione mais molho e água e continue cozinhando, virando com frequência, até que o macarrão esteja macio e saboroso.

7

Empurre o macarrão para um lado da panela, adicione óleo suficiente para cobrir levemente o outro lado e adicione os ovos. Use a espátula para misturar os ovos, mexendo e raspando até ficarem cozidos e secos, 1 a 2 minutos, depois misture-os aos noodles.

8

Adicione os brotos de feijão e a cebolinha e mexa para misturar. Sirva de imediato, oferecendo o amendoim, a pimenta em pó e as rodelas de lima para ajustar os temperos a gosto.

Dicas

O rabanete tailandês doce em conserva, muitas vezes vendido já picado on-line e nos mercados asiáticos, garante um sabor picante. Certifique-se de comprar a variedade tailandesa embalada a seco e não o chinês ou outros tipos de rabanete em conserva.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Receitas mais vistas

Mais em receitas

Ficou com água na boca?