Paladar

Receitas

Receitas

Alex Silva|Estadão
Alex Silva|Estadão

Panetone caseiro de fermentação natural; confira receita

Faça em casa o Panetone Del Peccato, do padeiro Marcos Carnero, com levain, frutas secas e castanhas

por Redação Paladar

Não vamos mentir para você. Fazer panetone em casa com fermento natural, o levain, não é muito fácil. Mas é possível! Acertar o ponto de sova da massa para obter uma boa textura é o maior desafio. A parte divertida é poder usar diferentes ingredientes no recheio - frutas secas, castanhas, raspas de cítricos, gotas de chocolate. 

A equipe do Paladar testou diversas receitas por dois meses e, muitos fracassos depois, chamou o padeiro Marcos Carnero para ajudar - é dele essa receita do panetone del peccato

Confira o vídeo e a receita abaixo. A nossa experiência e outras dicas você confere aqui.

Preparo

1Separe todos os ingredientes e mantenha parte deles (os indicados ao lado) na geladeira até a hora de usar. Os ovos devem ser reservados com as gemas já misturadas à clara.
2Na bacia da batedeira, misture as farinhas com o fermento seco. Acrescente os ovos e misture. Depois adicione o fermento selvagem (levain) e misture em velocidade baixa por cinco minutos. Se a batedeira travar, leve a massa para a bancada e sove até incorporar os ingredientes. Ainda na bancada, adicione o sal e o açúcar e misture.
3Volte a massa para a batedeira, coloque-a em velocidade média e adicione aos poucos a manteiga. Deixe bater por cerca de 20 minutos. A massa terá fios elásticos.
4Diminua a velocidade da batedeira e adicione as frutas secas, as castanhas e as raspas de cítricos. Desligue a batedeira, faça uma bola com a massa e deixe-a descansar em outra vasilha coberta com filme plástico por 1h na geladeira.
5Leve a massa para a bancada, divida-a em três e boleie cada pedaço. Eles devem ter cerca de 500g cada um.
6Distribua os pedaços em três formas de papel de panetone, acomode as formas numa assadeira e cubra tudo com um tecido levemente umedecido ou filme plástico. Deixe crescer entre 40 minutos e 1 hora (de acordo com a temperatura ambiente). Eles dobrarão de tamanho, chegando à borda da forma.
7Leve ao forno preaquecido a 180°C (ou 200°C se o seu forno for fraco) por cerca de 40 minutos ou até dourar. Ao longo do período, abra o forno a cada 15 minutos para pincelar manteiga por cima. Depois, deixe esfriar sobre uma grade.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Receitas mais vistas

Mais em receitas

Ficou com água na boca?