Paladar

Receitas

Receitas

Fred Conrad|NYT
Fred Conrad|NYT

Pão chato libanês grelhado

Pode-se grelhar todo tipo de massa fermentada: basta transformá-la em discos achatados

por Mark Bittman

The New Tork Times

Pães grelhados são fáceis de fazer e têm sabor levemente enfumaçado. Pode-se grelhar todo tipo de massa fermentada, basta transformá-la em discos achatados e colocar sobre a grelha.

Esta receita é de um pão chato que é um meio-termo entre um pita ao estilo do Oriente Médio e um naan indiano. Como a maioria dos pães com levedura, este consiste principalmente de farinha, água e fermento. E, como qualquer pão fermentado, precisa crescer um pouco, mas não mais de uma hora.

Misture todos os ingredientes secos, acrescente água e mexa até estarem bem misturados. Pode-se usar um processador de alimentos, mas esta massa é tão simples que não vale o tempo da limpeza do aparelho.

A massa não deve ficar nem úmida e nem seca demais. Depois de dar forma, pincele com azeite de oliva, grelhe, vire. Alguns minutos depois, salpique os pães com um pouco de sal ou zaatar (para fazer em casa misture cominho, sumagre, sementes de gergelim e tomilho). Eles dão um excelente aperitivo com homus ou babaganuche.

Preparo

1Misture sal, açúcar, fermento e 1 xícara de água morna numa vasilha grande e deixe em repouso por 5 minutos, até espumar.
2Adicione farinha e misture. Se a massa ficar seca, adicione mais água morna. Cubra e espere crescer por 1h.
3 Posicione a grelha a 10 cm acima do fogo médio. Ponha a massa numa superfície lisa e coberta de farinha e amasse até ficar macia.
4 Corte em 8 pedaços e faça discos (15 cm de diâmetro). Pincele um dos lados dos pães com azeite e leve à grelha.
5Quando começarem a estufar, vire-os e pincele. Antes de servir, salpique zaatar.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?