Paladar

Receitas

Receitas

Pão de forma artesanal

Versão caseira, assada em forno convencional, leva apenas farinha de trigo, água, sal e fermento

por Redação Paladar

É possível fazer em casa um pão de forma artesanal, usando apenas farinha (branca e integral), água e fermento biológico. Confira o passo a passo da receita compartilhada pela padeira Papoula Ribeiro.

Pão de forma artesanal, feito com farinha de trigo, água e fermento biológico.

Pão de forma artesanal, feito com farinha de trigo, água e fermento biológico. Foto: Papoula Ribeiro

Preparo

1Misture a farinha, o sal e o fermento numa bacia. Coloque a água e mexa com uma espátula até que toda a farinha esteja hidratada.
2Raspe bem a borda e cubra com um pano de prato limpo.
3Deixe fermentar em temperatura ambiente por 10 a 12h (se estiver muito frio, abaixo de 21°C, mantenha a bacia dentro do forno desligado. Se estiver muito quente, acima de 27°C, use água gelada no preparo da massa e mantenha a bacia no canto mais fresco).
4Unte a forma usando um pincel e um pouquinho de óleo vegetal. Reserve.
5Puxe as laterais da massa (com a mão úmida) em direção ao centro formando uma bola. Ela irá perder boa parte dos gases formados nessa primeira fermentação. Passe a massa para a mesa polvilhada com farinha e abra gentilmente, formando um retângulo com menos de um palmo de largura.
6Enrole a massa como um cilindro e role pela mesa com as mãos apoiadas por cima, fazendo uma leve pressão para acomodar a modelagem e distribuir a massa por igual.
7Acomode na forma com a “costura” virada para baixo e cubra novamente com o pano. Deixe que fermente por mais 2h. Nessa fase ela deverá dobrar de volume.
8Preaqueça o forno por pelo menos 30 minutos em 220ºC.
9Coloque um fio de azeite sobre a massa e pincele levemente: vai ajudar a fazer uma bela casca no pão. Se quiser, polvilhe um pouco de farinha integral por cima.
10Leve ao forno e asse por 15 minutos em 220ºC. Baixe para 200ºC e asse por mais 30 a 35 minutos ou até que esteja dourado. 
11Aguarde 10 minutos para desenformar. Coloque sobre uma grelha e resista à tentação de fatiá-lo por mais uma hora para que resfrie corretamente.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?