Paladar

Receitas

Receitas

Pão fofo com fermento de garrafa

Confira como fazer um pão macio, perefeito para todas as horas, usando o fermento de garrafa

por Neide Rigo

Este fermento natural de garrafa, também conhecido como fermento de cristo (confira aqui como fazer do zero), produz pães grandes, vistosos, corados, com perfume de padaria. Como leva açúcar e sal, é bom para fazer aqueles filões com massa levemente adoçada propícia ao crescimento e ao dourado, ótimos para sanduíches, ainda mais se o fizermos em forma retangular. O sal ajuda a controlar a fermentação e a criar um meio seletivo para o crescimento das bactérias láticas e leveduras. Veja abaixo como fazer. 

Pão feito com fermento de garrafa 

Pão feito com fermento de garrafa  Foto: Neide Rigo/Estadão

Preparo 

1Coloque o fermento em uma tigela, junte a água, o azeite, o sal e o açúcar. Misture bem e junte a farinha.  Misture bem até ficar uma massa bem homogênea. Se precisar, junte um pouco mais de água para ficar uma massa macia que se solte das mãos.
2Cubra com pano úmido, espere 10 minutos e sove por cerca de 10 minutos ou  até a massa ficar bem lisa – se quiser, bata por 5 minutos na batedeira.
3Cubra novamente com pano úmido e deixe em temperatura ambiente (26 ºC) até fermentar e dobrar de volume – de 3 a 4 horas. Se quiser, nesse tempo, faça dobras na massa de meia em meia hora para reforçar o glúten e uniformizar a temperatura.  
4Pese a massa e divida em três partes iguais. Faça bolas com elas, cubra com pano úmido e espere 15 minutos para que fiquem relaxadas.  
5

Com um rolo, abra amassa em tiras de mais ou menos 8 por 25 centímetros e enrole como rocambole, prendendo bem as pontas.

 

6Unte com manteiga uma forma de pão de 10 cm de largura por 10 cm de altura e 30 centímetros de comprimento e coloque os três rolos de massa com as dobras para baixo e deixando espaço entre eles. Cubra com pano úmido e espere dobrar de volume ou crescerem até a borda da forma  - cerca de 4 horas. Se preferir, asse os pães em assadeira comum.  E se quiser, faça um único pão e coloque na forma. 
7Na hora de assar, misture bem um ovo com uma colher (sopa) de leite e pincele sobre a superfície do pão. Se o seu forno tem resistência em cima e embaixo, ligue-o apenas embaixo, na temperatura de 200°C e deixe a grade mais baixa. Deixe esquentar por cerca de 15 minutos e coloque as formas.  
8Asse por cerca de 50 minutos ou até dourar.  Se seu forno não tem as duas fontes de calor, faça igual.  Ou asse conforme as particularidades do seu forno, até dourar em cima e dos lados. Não precisa de vapor.
9Depois de assado, desenforme e deixe esfriar sobre uma grade antes de partir. Se a casca ficar dura, coloque por cima um pano úmido enquanto esfria.   Obs. Se quiser fazer pão integral, substitua  ¼ da farinha branca por farinha integral ou de centeio. E acrescente nozes e passas, se gostar.  

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?