Paladar

Receitas

Receitas

Papillote de robalo em folha de bananeira

Receita do restaurante Manacá combina filés de peixe recheados com farofa de camarão assados em folha de bananeira

por Redação Paladar

Receita do chef Edinho Engel, do Manacá, restaurante no Litoral Norte que completou 30 anos, o papillote de robalo com farofinha de camarão surgiu no cardápio da casa bem no começo dos anos 90 e continua sendo o peixe mais vendido da até hoje.  

Clássico. Papillote de robalo com farofa de camarão, surgiu no começo dos anos 90 e continua sendo o peixe mais vendido 

Clássico. Papillote de robalo com farofa de camarão, surgiu no começo dos anos 90 e continua sendo o peixe mais vendido  Foto: Romulo Fialdini

Preparo

Recheio

1Refogue em uma panela, com manteiga, o alho-poró, a cebola e o pimentão, até deixar murchar. Acrescente os tomates, a folha de louro, as alcaparras, tempero com sal e pimenta-do-reino e cozinhe por cinco minutos. Adicione os camarões e refogue por mais dois minutos. Desligue o fogo.
2Misture a salsinha e a cebolinha e acrescente farinha de mandioca até obter uma farofa bem úmida e por fim junte as bananas. Reserve.

Peixe

1Divida cada filé em dois e tempere com sal, gotas de limão e pimenta-do-reino.
2Corte a folha de bananeira com aproximadamente 30 cm de diâmetro, disponha no centro de cada folha um filé de robalo, a farofa por cima e, sobre ela, outro filé, formando um sanduíche, embrulhe com a folha e feche com um barbante o papillote.  
3Grelhe em chapa, churrasqueira ou frigideira por aproximadamente 15 minutos. Sirva acompanhado por arroz branco.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?