Paladar

Receitas

Receitas

Danny Ghitis|NYT
Danny Ghitis|NYT

Pasta de berinjela com alcaparras e cheiro verde

Receita do cozinheiro David Tanis, publicada pelo 'The New York Times'

por Redação Paladar

LEIA MAIS: 

+ Aperitivos que podem se transformar em uma refeição deliciosa

Preparo 

1Coloque a alcaparra em uma tigela e lave com água morna para tirar bem o sal. Deixe de molho por 20 minutos. Escorra e dê mais uma enxaguada. Retire o excesso de água, pique e reserve.
2Aqueça o forno a 200°C. Descasque as berinjelas e corte em cubos de cerca de 2,5 cm. Coloque em uma tigela, tempere com sal e pimenta e misture bem com 3 colheres (sopa) de azeite. Espalhe a mistura em uma forma, em uma camada só, e asse, sem cobrir, de 15-20 min ou até que esteja dourada e macia. Deixe esfriar.
3Coloque a berinjela no processador e dê pulsos rápidos. Acrescente as alcaparras, a cebolinha, a salsa, o alho, a casca e o suco do limão, o melaço, o iogurte, a caiena e 2 colheres (sopa) de azeite e bata bem. Transfira para uma tigela. (Pode ser preparado e mantido em temperatura ambiente, coberto, até duas horas antes de servir, ou guardada na geladeira até uma semana.)
4Experimente e ajuste os temperos, se necessário. Sirva sobre as torradas, polvilhado com o cheiro verde, ou como dip para o pão árabe.

 

Ficou com água na boca?