Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Pasticcio, gratinado de pasta

A fórmula é simples, basta misturar a massa com um ragu e levar ao forno para gratinar o queijo. Uma receita perfeita para o frio

por Patricia Ferraz

Pasticcio quer dizer bagunça, em italiano. Mas a palavra define também uma preparação muito popular na Itália, uma “bagunça de pasta”. A fórmula é simples: mistura-se massa, ragu (quer dizer um molho com pedacinhos de carnes, legumes, queijos ou embutidos…) e para finalizar, a massa vai ao forno num refratário com uma camada generosa de queijo na superfície.

As preparações desse estilo ficaram populares durante o Renascimento, muitas vezes como uma espécie de torta, em que a pasta serve de recheio. A receita permite incontáveis variações -- entre elas a lasanha, que tecnicamente é um pasticcio.

Feita sob medida para o frio, essa versão leva passata de tomate, cubinhos de presunto cozido, queijos parmesão e pecorino, creme de ricota e um pouco de leite. Quer uma dica? Faça o bastante para sobrar porque o pasticcio fica delicioso também no dia seguinte, com as bordas da pasta quase queimadas…

Versão de pasticcio com tomate, cubinhos de presunto, queijos parmesão e pecorino e creme de ricota

Versão de pasticcio com tomate, cubinhos de presunto, queijos parmesão e pecorino e creme de ricota Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Preparo 

1Cozinhe a massa em 4 litros de água fervente com 2 colheres (sopa) de sal e escorra dois minutos antes do tempo indicado no pacote. 
2Refogue a cebola no azeite em uma frigideira grande (que comporte a massa), espere murchar, acrescente a passata de tomate, a folha de louro, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar em fogo baixo por uns 10 minutos.
3Bata os ovos com 1/2 xícara de leite em uma vasilha, tempere com um pouquinho de sal e reserve.
4Escorra a massa quando estiver cozida e transfira para a frigideira com o molho. Mexa para misturar. Prove, se necessário corrija o sal e a pimenta. Tire do fogo.
5Misture o ovo batido, o creme de ricota e o restante do leite à massa, fora do fogo. Acrescente o queijo pecorino, metade do parmesão e os cubinhos de presunto. Misture bem, com delicadeza.
6Transfira a massa com o molho para um refratário que possa ir à mesa. Espalhe por cima o parmesão ralado restante, moa um pouco mais de pimenta. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por aproximadamente 30 minutos, até que o queijo esteja derretido.
7Sirva bem quente.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?