Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Pavê de paçoca

Ele é bem cremoso e, apesar de tantos ingredientes doces, o chantilly sem açúcar e o sal da paçoca equilibram o sabor

por Patrícia Ferraz

Este pavê de paçoca está no cardápio do Las Chicas e é bom como parece. Provei no almoço da quinta-feira, quando testei o delivery do restaurante da chef Carolina Brandão (ótimo, aliás, e com bom preço, mas este é outro assunto). Gostei tanto, que mal levantei da mesa, pedi a receita para publicar. Em meia hora, a chef me enviou pelo Whatsapp; encomendei os ingredientes na padaria (para não quebrar o isolamento) e fui para a cozinha. Eu tinha outra sobremesa programada para hoje, mas resolvi trocar na última hora porque achei esse pavê delicioso - ele é bem cremoso e, apesar de tantos ingredientes doces, o chantilly sem açúcar e o sal da paçoca equilibram o sabor. De quebra, é muito fácil de fazer e aposto que vai animar seu fim de semana.

Pavê de paçoca, receita do Las Chicas.

Pavê de paçoca, receita do Las Chicas. Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Preparo

1Ponha numa panela o leite, o leite condensado, o chocolate branco picado, as gemas, o amido de milho, o sal e o extrato de baunilha. Cozinhe em fogo médio, mexendo com um batedor de arame tipo fouet, sem parar, até o creme engrossar (cuidado para não se queimar, porque espirra). Cozinhe por mais 5 minutos, depois que tiver engrossado, tire do fogo e espere esfriar.
2Bata o creme de leite até virar chantilly. Reserve em uma vasilha.
3Lave a batedeira e bata o creme de chocolate já frio por dois ou três minutos.
4Monte o pavê em camadas: comece pelo creme de chocolate, ponha por cima uma camada de chantilly, espalhe por cima colheradas de doce de leite e paçoca esmigalhada com as mãos. Repita até usar todos os ingredientes. Deixe na geladeira até a hora de servir.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?