Paladar

Receitas

Receitas

(Andrew Scrivani|NYT
(Andrew Scrivani|NYT

Peito de frango recheado com manteiga de ervas

Fazer frango na grelha tem seus truques: para a carne ficar úmida e com sabor, basta rechear e cuidar da temperatura do fogo; veja a receita

por Mark Bittman

The New York Times

A carne branca de frango tem dois problemas decorrentes do baixo teor de gordura: não é lá muito saborosa e fica seca. Grelhar ajuda. Dá um gostinho de defumado e um belo tostado à carne. O lado ruim é que agrava o segundo problema. Mas nós temos a solução! 

O meio mais simples de manter o peito de frango úmido e saboroso na grelha é pôr a gordura e o sabor lá dentro - recheando.

 

Peito de frango com osso

O melhor de fazer isso é pegar um peito de frango ainda com osso e pele, fazer um corte e encher com manteiga ou azeite.

Se turbinar a manteiga ou azeite com estragão fresco, manjericão, alecrim, tomilho, cebolinha, alho assado ou outro tempero, o resultado é ainda melhor.

1Prepare uma grelha de carvão ou a gás com fogo médio/alto – ela deve ficar uns 15 centímetros acima do fogo e com parte fora dele para cozimento indireto.
2Numa vasilha, misture a manteiga e as ervas.
3Com uma faca, faça um corte de 5 a 8 cm na parte mais grossa de cada peito (usamos com osso), abrindo uma cavidade lateral. Recheie com a manteiga de ervas e também espalhe-a por toda a superfície.
4Ponha o frango no lado mais frio da grelha com a pele para cima e vire quando derreter um pouco da gordura. Assim que a pele perder o aspecto de crua (uns 20 minutos) ponha o frango sobre o fogo. Grelhe, virando até dourar e a carne ficar cozida. Sirva com gomos de limão.

 

Peito de frango desossado

Se preferir o peito sem o osso, bata até ficar com uma espessura uniforme e fino o suficiente para enrolar feito tortilla: ponha a carne entre duas folhas de papel-filme e malhe com um martelo de carne. 

Gosto de rechear com tapenade de azeitonas, que dá um toque salgado e tem gordura suficiente para manter a carne úmida. Mas a combinação de manteiga ou azeite com ervas frescas também vai muito bem. 

1Prepare uma grelha de carvão ou a gás com fogo médio/alto – ela deve ficar uns 15 centímetros acima do fogo e com parte fora dele para cozimento indireto.
2Numa vasilha, misture a manteiga e as ervas.
3Coloque o peito de frango entre dois pedaços de plástico-filme e bata até ficar com espessura uniforme, cerca de 0,5 cm. Passei a manteiga com ervas em um dos lados e enrole. Prenda com dois palitos de dente.
4Ponha o frango no lado mais frio da grelha, por cerca de 15 minutos. Dpois, ponha o frango sobre o fogo para dourar - mas não deixe muito, para não secar.

 

 

Ficou com água na boca?