Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Peixe com crosta de amêndoas

Pescado é empanado em mix de farinhas panko e de amêndoas e servido com manteiga noisette

por Patrícia Ferraz

Prejereba com crosta de amêndoas e manteiga noisette.

Prejereba com crosta de amêndoas e manteiga noisette. Foto: Patrícia Ferraz/Estadão/Cerâmica Muriqui Poesia

Uma posta de peixe envolta em crosta crocante impressiona e faz sempre sucesso. É prato para ocasiões que pedem uma comida caprichada. Mas, ao contrário do que possa parecer, é facílimo de preparar. O segredo é escolher a posta do peixe mais fresco que conseguir. Você pode variar a composição da crosta, mas gosto de usar uma base de pão (farinha de pão japonesa do tipo panko, fácil de achar nos supermercados e empórios orientais) combinada com outras farinhas. Desta vez usei farinha de amêndoa, mas poderia ser de castanha do pará, castanha de caju, nozes... A manteiga noisette - aquela manteiga cor de avelã (daí o nome, em francês), arremata divinamente o prato. Dessa vez usei prejereba, mas vale qualquer posta alta de peixe branco.

Preparo

1Tempere as postas de peixe com sal e pimenta-do-reino e pincele a superfície com azeite. Reserve.
2Misture as farinhas e os demais ingredientes numa tigela. Tempere com sal e pimenta.
3Passe o peixe pela mistura: ponha uma boa quantidade de crosta em todos os lados de cada posta de peixe e aperte bem com as mãos. Polvilhe com queijo ralado por cima e pincele cuidadosamente com azeite.
4Forre uma assadeira com papel manteiga e unte com azeite (ou use papel do tipo que assa fácil sem precisar untar)
5Leve a assadeira com o peixe ao forno preaquecido a 200ºC, por aproximadamente 25 minutos ou até dourar (o tempo depende do tamanho da posta e da potência do forno).
6Prepare a manteiga noisette enquanto o peixe está no forno: corte a manteiga em cubos e ponha numa frigideira em fogo baixo. Quando a manteiga derreter, comece a mexer, até que esteja dourada e levemente escurecida. Não pare de mexer até estar pronta. E cuidado para não queimar!
7Tire o peixe do forno quando estiver com a crosta dourada, ponha no prato de servir e despeje por cima a manteiga noisette.

 

Ficou com água na boca?