Paladar

Receitas

Receitas

Codo Meletti|Estadão
Codo Meletti|Estadão

Peixe no papelote e arroz com azeitonas

Assar o peixe dentro de uma trouxinha facilita o preparo, concentra os sabores e dá charme à apresentação do prato

por Redação Paladar

Essa receita utiliza filme plástico para assar o peixe e os tomates. Além de ser rápido no forno, o sabor fica bem concentrado. Aproveite o papelote na apresentação do prato. Ao lado do arroz com azeitonas, como sugestão da chef Bella Masano, do Amadeus, fica um charme na mesa. 

Dica antes de começar: veja como fazer arroz branco soltinho

Preparo

1Corte 4 quadrados de 40x40 cm e 4 tirinhas (para usar para amarrar) do filme plástico especial para assar.
2Retire os caroços das azeitonas.  Lamine 8 delas no sentido longitudinal e pique o restante. Descasque os tomates e retire as sementes. Corte em pequenos cubos.
3Tempere os peixes com sal. Sele os 4 lados dos peixes, com 1 colher de azeite, em frigideira anti-aderente.
4Paralelamente, murche a cebola em 3 colheres de azeite. Regue o vinho branco e evapore o álcool. Adicione os cubos de tomate. Salpique sal, misture e retire do fogo.
5Coloque 2 colheres do tomate recém preparado no centro de cada um dos filmes para assar. Posicione o peixe e cubra com mais tomate. Distribua as azeitonas cortadas longitudinalmente e as alcaparras.  Feche como presente, amarre com a fitinha do mesmo papel. Asse por cerca de 8 minutos em forno pré-aquecido a 180ºC (ou até que o peixe esteja cozido).
6Em uma frigideira, misture o arroz, as azeitonas picadas e o caldo das azeitonas. Leve ao fogo, misture até que o caldo esteja seco e o arroz impregnado pela cor e sabor das azeitonas. Amorne o restante do azeite. Misture os brotos e as ervas e sirva com o peixe. Regue quando abrir o papelote.

Ficou com água na boca?