PUBLICIDADE

Receitas
 . Foto: Roberto Seba|EstadãoFoto: Roberto Seba|Estadão
CADERNO DE RECEITAS

Penca de bananas: dez receitas doces e salgadas para fazer em casa

Versáteis, elas podem assumir diversos papéis dentro da cozinha

“Olha a banana, olha o bananeiro.” Não vendemos bananas, como canta essa música d’Os Incríveis (ouça no final do texto), mas, em compensação, sabemos uma porção de receitas deliciosas para fazer com elas. Tem nhoque, tem farofa, tem bolinho de chuva...


Quem frequenta feiras de produtos orgânicos já deve ter cruzado com uma penca de bananas marmelo, daquelas bem rechonchudas, de casca mais escura, sem nem dar bola. Da próxima vez, arremate umas seis delas, das mais maduras, para rechear com carne de porco bem temperadinha, como ensina Neide Rigo.

  Foto: Neide Rigo|Estadão

PUBLICIDADE

Quem disse que nhoque precisa ser de batata? Na receita do chef Marcelo Corrêa Bastos, do restaurante Jiquitaia, as bolinhas de banana são tostadas em manteiga de garrafa e incrementadas com ragu de carne seca. Atenção celíacos: não vai farinha! Aprenda a fazer aqui.

Nhoque de banana-da-terra ensinada por Marcelo Bastos Foto: Tadeu Brunell|Estadão

Diferente das panquecas tradicionais, essa receita, ótima para começar uma manhã preguiçosa, não leva farinha na massa - só banana, ovos, coco e blueberries, que podem ser substituídas por gotas de chocolate, que tal?! Confira o passo a passo.

PUBLICIDADE

Receita de panquecas de banana com blueberry ensinada por Carla Pernambuco Foto: Tadeu Brunelli|Estadão

Que você gosta de banana já se sabe, senão não estaria aqui. Gosta de bolinho de chuva também? Se a resposta for sim, junte um com o outro que é sucesso garantido. Açúcar e canela polvilhado é opcional. Clique aqui para aprender o passo a passo dessa massa fofinha.

Bolinhos cobertos com açúcar e canela Foto: Júnior Milério|Arquivo pessoal

PUBLICIDADE

Banana caramelada, creme de baunilha e merengue: receitinha rápida e deliciosa para salvar na hora que bate a vontade de um doce ou para quando chegar uma visita surpresa em casa. Sirva num refratário ou em taças de vidro - assim dá para enxergar as camadas. Confira a receita.

Receita de doce de banana com creme de baunilha e merengue do chef Eudes Assis, do Vinea Alphaville Foto: Divulgação


Essa receita vai bem como entrada (sirva em copinhos individuais) e também pode acompanhar carne vermelha ou peixe. Dica: as bananas (prata ou maçã) precisam estar maduras, mas ainda firmes - deixe as mais molengas para fazer um doce. Veja como fazer aqui.

PUBLICIDADE

Tartar de banana prata ou maçã da chef Ana Bueno do restaurante Banana da Terra de Paraty-RJ. Foto: Filipe Araújo|Estadão


Dá para juntar banana e queijo de vários jeitos - até no clássico queijo quente, já provou? Essa receita é fácil, fácil, como todo virado deve ser: leva, além das rodelas de nanica, queijo minas fresco, um tantinho de farinha de milho e açúcar. Misture tudo na panela, sem segredos, e coma quentinho com café.

Receita de virado de banana Foto: Alex Silva|Estadão

PUBLICIDADE

Não tinha como faltar um bom bolo de banana nessa lista, não é mesmo?! Esse aqui é bem caseirinho, rústico (leva farinha de rosca em vez da de trigo), ótimo para acompanhar o café da tarde. Veja o modo de preparo aqui.

Bolo de banana. Foto: Alex Silva/Estadão

Eis um clássico da cozinha brasileira, ideal para acompanhar pratos com peixes e frutos do mar. Aqui, além da receita da farofa, ensinamos também o passo a passo de uma moqueca bem baiana, de peixe e camarão --tão certo quanto dois e dois são quatro.

PUBLICIDADE

Moqueca baiana com robalo e camarão. Foto: Patricia Cecatti

Nós, aqui no Paladar, somos contra o desperdício. Depois de tantos pratos usando a polpa da banana, preste atenção nessa receita, que transforma a casca num delicioso vinagrete. O modo de fazer, que você confere aqui, vai bem com peixes assados, carnes grelhadas ou no incremento de uma salada de folhas.

Vinagrete de casca de banana. Foto: Daniel Teixeira|Estadão tirada com Moto Z Play + Hasselblad

Para embalar seus passos na cozinha


*Caderno de receitas publicado originalmente em setembro de 2018. Ataulizado pela última vez em setembro de 2022/ com Danielle Nagase

PUBLICIDADE