Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Penne com abóbora, nozes e gorgonzola

Juntar um vegetal assado com queijo e um tipo de noz ou castanha quase sempre dá certo; confira o passo a passo dessa versão

por Patrícia Ferraz

Penne com abóbora, gorgonzola e pecan agridoce.

Penne com abóbora, gorgonzola e pecan agridoce. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Levinho, fácil e vegetariano, esse penne é uma delícia. Mais que uma receita, você pode usar essa ideia como uma fórmula: um vegetal assado, um tipo de queijo e um tipo de noz ou castanha… Cenoura, parmesão, amêndoa… Brócolis, queijo de cabra e castanha de caju… é só inventar. O preparo é rápido, especialmente se você assar a abóbora com antecedência.

Preparo

1Corte a abóbora em fatias e depois em cubos e ponha numa assadeira. Regue com o azeite, tempere com o sal e as especiarias e finalize com o mel. Asse em forno preaquecido por aproximadamente 20 minutos, até amolecer e começar a tostar. Tire do forno e deixe esfriar.
2Pique a sálvia e ponha numa frigideira com a manteiga e um fio de azeite. Deixe a manteiga derreter, ponha um pouco de sal e desligue o fogo.
3Cozinhe a massa em 4 litros de água fervente com 2 colheres (sopa) de sal pelo tempo indicado no pacote ou até que esteja macia mas firme. Escorra a massa.
4Ponha a massa na frigideira com a manteiga derretida, misture bem e deixe aquecer.
5Desligue o fogo, espalhe o queijo gorgonzola, as nozes agridoces ( veja como fazer aqui) e a salsinha. Sirva quente.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?

Mais lidas