Paladar

Receitas

Receitas

Perfrango com molho de limão-caipira e pimenta-verde

Rechear o frango assado com peru, mortadela, cogumelos e pistache é uma forma deliciosa e inusitada de preparar um clássico de Natal

por Redação Paladar

Eis uma receita nada tradicional de frango assado para sua ceia natalina. Criação de Nina Horta reproduzida pelos chefs Carlos Siffert e Marina Hernandez, da Casa Santa Luzia, a ave chega à mesa recheada com um mix de carnes processadas (peru, frango, presunto e mortadela) e incrementadas com cogumelos e pistache. Dá um trabalhinho fazer, mas garantimos que vale muito a pena. Pode apostar!    

Perfrango: frango recheado com peru, mortadela, cogumelos e pistache.

Perfrango: frango recheado com peru, mortadela, cogumelos e pistache. Foto: Codo Meletti/Estadão

Preparo

Perfrango

1Tempere o frango 6 horas antes, com a cenoura, o salsão, os talos de salsa, cebola, alho, sal e pimenta. Leve à geladeira.
2Coloque a carnes da coxa do peru, do peito de frango, o presunto e a mortadela no processador. Bata com a função de “pulsar”. Não processe demais ou você vai acabar com uma pasta.
3Coloque a mistura numa tigela, adicione os cogumelos e o pistache, as ervas e tempere com sal e pimenta. Mexa bem.
4Encha o frango com o recheio, pressionando-o para compactar. Para impedir que vaze, costure a cavidade do pescoço e entre as coxas com agulha e barbante (ou use palitos).
5Fure de leve a pele do peru em vários pontos com um garfo e pincele um pouco de azeite. Leve para assar em forno preaquecido (170ºC), coberto com papel alumínio, por 1h.
6Retire o alumínio e asse por mais 40 minutos, ou até dourar. Retire do forno e deixe repousar uns 15 minutos.
7Tire o frango da assadeira, adicione um pouco de água fervendo e raspe o fundo com uma espátula. Coe o caldo e reserve para o molho.
8Corte a ave em fatias médias e arrume em uma travessa.

 

Molho

1Refogue a cebola com o azeite. Junte o vinho e deixe o álcool evaporar. Adicione a farinha e mexa bem. Regue com o caldo e o líquido da assadeira reservado. Deixe ferver até reduzir a 1/2 xícara (cerca de 15 minutos).
2Retire do fogo e passe por uma peneira. Junte a pimenta, o suco e as raspas de limão e misture a manteiga até incorporar. Corrija o sal e sirva à parte.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?