Paladar

Receitas

Receitas

Pernil ao molho próprio e cebolinhas

A chef Mara Salles, do Tordesilhas, sugere esse assado como a estrela da ceia de Natal

por Redação Paladar

Uma atração por si só no centro da mesa, o pernil é acessível e, vamos combinar, muito mais saboroso que qualquer peru.

Nessa receita da chef Mara Salles, do Tordesilhas, o porco é marinado no vinho branco com temperos por, pelo menos, um dia antes de ir ao forno.

Esse pernil é a estrela principal da ceia de Natal completa para servir até dez pessoas.

Pernil ao molho próprio com cebolinhas, da chef Mara Salles.

Pernil ao molho próprio com cebolinhas, da chef Mara Salles. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Preparo

1Marine o pernil de véspera. Bata todos os ingredientes da marinada e despeje em um saco plástico resistente e bem amarrado, com o pernil dentro, mantendo em geladeira.
2Forre uma assadeira com papel-alumínio duplo e bem grande para fazer um envelope que possa conter a marinada sem que vase para a assadeira. Tenha o cuidado de passar um pincel sobre a pele do pernil para que o resíduo do tempero não queime na hora de dourá-lo. Feche as pontas do papel alumínio hermeticamente (papillote).
3Leve ao forno a 170°C por aproximadamente 3 horas. Espete um garfo e veja se está macio. Abra o envelope expondo o pernil e coloque a 200°C até dourar.
4Retire o pernil da assadeira. No fundo dela está a matéria-prima fundamental para o seu molho.
5Com mais ou menos ½ litro de água fervente, remova toda a crosta do fundo da assadeira e do papel-alumínio. Coe, leve ao fogo em uma panela e agregue a farinha de trigo bem diluída em água para espessá-lo.
6Experimente o sal, e equilibre com mais água se for necessário. Coloque neste molho as cebolas miúdas para cozinhar rapidamente.
7Leve ao fogo uma frigideira com água e um pouco de sal, quando ferver, mergulhe a cebolinha verde e retire depois de 1 minuto.

 

Ficou com água na boca?