Paladar

Receitas

Receitas

Codo Meletti|Estadão
Codo Meletti|Estadão

Peru com recheio de castanhas portuguesas e pernil

Receita enviada pela leitora Diva Roelens e preparada pelo chef Erick Jacquin

por Redação Paladar

Não foi fácil selecionar a receita do prato mais importante da ceia de Natal. Recebemos muitas versões, mas a vencedora foi a da leitora Diva Monteiro de Castro França Roelens, de Belo Horizonte. É um peru à moda do Norte da França, recheado com castanhas portuguesas e pernil, receita da sogra francesa da leitora do Paladar.

Seu falecido marido trouxe a receita da mãe ao Brasil e a família mantém a tradição de prepará-la na ceia de 24 de dezembro. Diva conta que quando seu marido preparava o peru, o importante era o recheio, que de fato é delicioso, e que nem temperava o peru direito. Os temperos e a marinada foram toques dela na receita da sogra, que deu certo. Para fazer este peru de DNA francês, convidamos o chef Érick Jacquin. Ficou bacana.

Preparo

1Descongele o peru e limpe o interior: tire restos, passe limão e vinagre e lave em água corrente. Reserve os miúdos. 
2Passe um pouco de sal na superfície do peru e ponha-o em uma assadeira. Regue com o vinho, coloque as folhas de louro, os cravos e gotinhas do molho de pimenta. Deixe passar a noite na geladeira. 
3Prepare o recheio: moa as castanhas com o pernil e os miúdos do peru. Adicione o restante dos ingredientes e misture bem. (Jacquin sugere moer junto também a gordura do pernil).
4Tire (no dia seguinte) o peru da marinada e seque seu interior com um pano de prato limpo. Reserve a marinada coada. Ponha o recheio dentro do peru e costure com barbante fino fechando o papo e a abertura inferior. 
5Passe bastante manteiga na superfície da ave, cubra com papel alumínio, e leve ao forno médio preaquecido a 180°C. Vá regando com a marinada. Depois de duas horas, aumente a temperatura do forno para 200°C. 
6Fure o peru com um garfo pra ver se está assado. Tire a ave da assadeira.
7Acrescente, sem lavar a assadeira, um pouco de água fervendo e meio limão, para fazer um molho.
8Corte a ave em fatias e sirva com o molho. Se quiser, acompanhe com arroz de champagne et Joyeux Noel! 
 
Leitora Diva Roelens, de Belo Horizonte

Leitora Diva Roelens, de Belo Horizonte Foto: Acervo Pessoal

 

Ficou com água na boca?