O peixe fica no forno por menos de dez minutos; a berinjela é assada e, depois amassada com o garfo; é tudo fácil e rápido
por Redação Paladar
As postas de pescada vão ao forno por cerca de 8 minutos - fácil e rápido. Para acompanhar o peixe, tomatinhos desidratados no forno e purê de berinjela (basta assar os legumes, temperar e amassar com um garfo).
A receita é de Giuseppina Annis, mãe do chef Stefano Impera, do Emiliano.
Preparo
Purê de berinjela:
1Corte as berinjelas ao meio e ponha sobre um papel alumínio. Junte o alho, ramos de tomilho e tempere sal, pimenta e azeite a gosto.
2Feche o papel alumínio e asse no forno a 180°C por 40 minutos.
3Em seguida, separe a berinjela e tire a casca.
4Separe o alho e parte do tomilho e amasse tudo com a berinjela até obter um purê.
5Bata o restante do tomilho com a faca e ponha num pote com azeite extravirgem para aromatizar.
Tomate-cereja:
1Descasque o tomate-cereja e asse no forno a 70°C por 3 horas. Reserve.
Peixe assado:
1Asse as postas de pescada por 8 minutos.
2Sirva o peixe com o purê de berinjela quente.
3Decore com os tomates desidratados.
4Finalize o prato um fio do azeite aromatizado com o tomilho.
Purê é reconfortante e fácil de fazer: escolha uma destas 11 receitas
1 de 11
Foto: Felipe Rau/Estadão
Purê de batata
Vamos começar pelo básico: o bom purê de batatas, feito apenas com batata, manteiga e sal. Vai bem com tudo, é conforto em forma de comida. Veja a receita.
Foto: Codo Meletti/Estadão
Purê de batata com wasabi do Olivier
A partir do básico, é possível criar. O chef Olivier Anquier dá a ideia deste purê de batata com wasabi, reconfortante e picante na medida. Veja a receita.
Foto: JF Diorio/Estadão
Cocotte de purê de batata com ovo mole da Ruth Reichl
A autora de best-sellers e ex-crítica de restaurantes do New York Times, Ruth Reichl, também aproveitou a receita de purê para fazer a base desse reconfortante prato. O ovo é colocado por cima, antes de assar em banho-maria. Finalize com flor de sal e pimenta-do-reino moída na hora. Aprenda como fazer este prato viciante.
Foto: Companhia da mesa/Divulgação
Purê de raiz com cebolas braseadas no vinho
Nesta receita do chef israelense Yotam Ottolenghi o purê é feito de aipo-rábano, cenoura, abóbora, batata-doce, manteiga, maple syrup, cominho, lentilhas cozidas, sal e pimenta-do-reino. As cebolas braseadas no vinho vão por cima para garantir a crocância. Veja como fazer.
Abóbora está em alta, bonita e farta nos mercados. Aproveite para fazer esse purê - que leva um toque de queijo grana padano e canela em pó. Veja a receita.
Foto: Divulgação
Purê de abóbora com ricota e curry
Receita fácil de fazer, vinda direto do livro Pitadas, de Rita Lobo. Vai bem com carnes vermelhas (cordeiro, por exemplo) e brancas (um bom filé de peixe grelhado). Veja a receita.
Foto: Tadeu Brunelli/Estadão
Purê de inhame
Feito com manteiga de garrafa, esse purê é saboroso e fácil de fazer. Nesta foto, está servido com carré e ragu de bode, mas vai bem com qualquer carne. Veja a receita.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Purê de berinjela
Assar, amassar e temperar. São só essas as etapas de preparo do purê de berinjela, que acompanha peixes muito bem. Veja a receita.
Foto: Roberto Seba/Estadão
Purê de banana-da-terra
Banana também pode virar purê, feito com caldo de legumes e suco de limão. Combina muito bem com peixes e frutos do mar. Veja a receita.
Foto: Neide Rigo/Estadão
Purê de cruá
Cruá é uma fruta nativa do Brasil, que foi levada para outros países da América Latina, mas permaneceu pouco conhecida por aqui. É parente da abóbora, do pepino e do melão, da família das cucurbitáceas. Pode ser usada para doces e salgados, como essê purê, que acompanha carne-seca muito bem. Veja a receita.