Paladar

Receitas

Receita

Gabriela Biló|Estadão
Gabriela Biló|Estadão

Petiscos para você curtir enquanto assiste aos jogos da Copa do Mundo

Amigos reunidos, jogo de futebol na TV e muita comida e bebida boa na mesa; comece a se preparar para Copa da Rússia

01 junho 2018 | 20:06 por Redação Paladar

Falta pouco tempo para a Copa do Mundo da Rússia de 2018. E o que não vai faltar é oportunidade para receber os amigos para ver os jogos e torcer pela seleção brasileira. Pensando nisso, o Paladar já separou suas receitas preferidas de aperitivos, que vão combinar muito bem com as emoções do futebol. Confira! 

LEIA MAIS: 

Um drinque para cada seleção cabeça de chave da Copa 2018

Ficou com água na boca?

Com a Copa do Mundo da Rússia, vodca entra em alta temporada

Na Copa, peça um barril de chope em casa e chame alguns amigos

 

1. Linguiça com uva e cachaça

A combinação de linguiça e cachaça dispensa apresentações, um par que dá certo em diferentes associações - uma realça o sabor da outra e se complementam perfeitamente. Desta vez, a dupla aparece acompanhada de uvas, que emprestam acidez ao prato. 

 

  Foto: Alex Silva|Estadão

 

2. Coalhada fake

Essa pasta é mais um truque do que uma receita propriamente dita - é só drenar iogurte grego, temperar, está pronta. Mas é fácil de fazer, super gostosa e rende um belo aperitivo. Tempere com o que gostar e o que tiver em casa. 

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

3. Grão-de-bico picante

Aqui, o céu é o limite. Escolha seus temperos e especiarias favoritos, misture com um pouco de óleo e com o grão-de-bico. Forno e fim. É um aperitivo viciante, fácil de fazer, e que você pode comer à vontade. 

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

4. Dadinho de tapioca

O petisco ganhou fama no restaurante Mocotó, do chef Rodrigo Oliveira, e já é um clássico da cidade. É brasileiríssimo, fácil de fazer e vai bem com geleias, molho de pimenta e uma cervejinha. 

 

  Foto: Divulgação

 

5. Focaccia de calabresa

Essa é para quem gosta de se aventurar na cozinha e impressionar os amigos. Esse pão chato italiano serve de tela para diversas coberturas: azeitonas, tomates, berinjela, queijo, alecrim e até quiabo! Para acompanhar o jogo sugerimos a versão com calabresa, que vai bem com cerveja e caipirinha e ainda alimenta a trupe. 

 

  Foto: Tiago Queiroz|Estadão

 

6. Pipoca indicana com curry

Pipoca feita com curry, simples assim. É um aperitivo fácil de ser feito em grande quantidade - e ainda é ótimo para acompanhar drinques. 

 

  Foto: Alex Silva|Estadão

 

7. Berinjela aperitivo

Essa é uma conserva de berinjela muito delicada, sem nenhum amargor. Você pode servir com umas torradinhas assim que esfriar, mas o ideal é deixar pelo menos um dia na geladeira, guardada em pote tampado - ela dura uma semana, fácil.

Receita de berinjela aperitivo

Receita de berinjela aperitivo Foto: Tiago Queiroz|Estadão

 

8. Castanhas picantes

Toda mesa de bar tem pelo menos amendoim. Que tal elevar o nível do jogo com essas castanhas picantes? Nessa receita foram usadas castanha de caju, amêndoa salgada e amendoim sem pele, mas escolha as que você tiver à mão. Para fazer a calda, açúcar, canela e pimenta cayena. É fácil de fazer, delicioso e dará novo fôlego à mesa.

 

  Foto: Codo Meletti|Estadão

 

9. Chips de batata-doce

Faça chips crocantes, bem fritinhos, em casa. É a receita perfeita para quem não abre mão de um petisco bem crocante para ajudar a apaziguar o nervoso. 

 

  Foto: Felipe Rau|Estadão

 

10. Terrine de gorgonzola com mel de cachaça

Quer fazer apenas um aperitivo e agradar várias pessoas? Essa é uma boa aposta. O patê de gorgonzola e cream cheese é servido acompanhado de pães variados, castanhas e nozes, fatias de presunto cru e uma calda feita com mel, cachaça e uma fava de baunilha. 

Para ficar firme, a terrine tem de passar uma noite na geladeira

Para ficar firme, a terrine tem de passar uma noite na geladeira Foto: Felipe Rau|Estadão

 

11. Tapenade

Essa perfumada pasta de azeitonas pretas é um curinga da cozinha: ela fica ótima com mussarela de búfala, sobre uma fatia de pão torrado, com tomates bem maduros ou com todos eles juntos. E o melhor: você pode prepará-la com antecedência e guardar na geladeira, num pote de vidro tampado por duas ou três semanas - para ir sendo consumida jogo após jogo (mas apostamos que não vai sobrar nada). 

Receita de tapenade de Patrícia Ferraz

Receita de tapenade de Patrícia Ferraz Foto: Epitácio Pessoa|Estadão

 

12. Bruschetta al pomodoro

Nada de pão molenga, gosto excessivo de alho ou manjericão ressecado. A boa bruschetta é equilibrada, com sabor do azeite, dos tomates (bem maduros) e do manjericão fresco. Faça uma bela panela com os tomates, tire as torradas do forno e deixe a galera se servir. 

Bruschetta al pomodoro.

Bruschetta al pomodoro. Foto: Alex Silva/Estadão

 

13. Batata-doce picante

Quando quiser tirar a batata frita da mesmice, experimente esta receita. Para começar, troque a batata comum pela doce. E asse-a em vez de fritar – vai ficar crocante e sequinha. Mas antes de levar ao forno, pincele azeite e passe nos temperos para fazer uma crosta. 

Receita de Batata-doce picante feito pela Patrícia Ferraz

Receita de Batata-doce picante feito pela Patrícia Ferraz Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

Quer mais?

Confira todas as receitas de apetivos já publicadas pelo Paladar e escolha a sua