

Picles de limão-siciliano
Ele é lindo, fácil de fazer (só precisa de paciência) e super versátil para usar
Ter uma jarra de picles de limão, ou preserved lemon, na sua cozinha é transformador. Se por aqui ele é pouco conhecido, é indispensável no Oriente Médio e no Norte da África, onde entra no preparo ou acompanha uma infinidade de pratos. Ele pode ser usado como tempero ou para finalizar diferentes pratos salgados.
Antes de começar (o preparo é fácil só exige paciência, pois ele demora um mês para ficar pronto), você vai precisar de 1 pote de vidro grande de tampa hermética esterilizado: ponha o pote e a tampa, separados, numa panela com água fervente por pelo menos dez minutos, tire o frasco da água com a ajuda de uma pinça gigante e deixe de cabeça para baixo sobre uma grade para que o ar circule por todos os lados.
Para saber mais dicas sobre o preparo, confira o Blog da Patrícia.
Preparo

Foto: Gabriela Biló|Estadão
Como usar
Cada vez que for usar, tire um limão ou um gomo do limão do pote, dê uma lavada para extrair o excesso de sal e seque. Aí use com a casca e o miolo ou apenas a casca (o miolo dá uma certa amargada, a casca é mais suave).
Use a casca, em fatias ou picada, para temperar carnes, aves e peixes; para finalizar pratos como salada de mussarela de búfala e azeite, salmão defumado, sanduíche de bresaola, macarrão com azeite e aspargos, cuscuz marroquino e assados; e para dar um toque cítrico extra ao guacamole ou ao homus.
Use gomos do limão para rechear frango antes de assar; ir para o forno sobre o peixe; e increntar caldos de cozidos de frango ou cordeiro. O suco salgado funciona bem como marinada para o frango ou carnes.
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.