Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Polenta cremosa com cogumelos e alho-poró

Fazer polenta dá trabalho, porque você precisa mexer durante todo o tempo de cozimento. Mas vale...

por Patrícia Ferraz

Polenta cremosa com ragu de cogumelos; Cerâmica Susana Custódio Ateliê

Polenta cremosa com ragu de cogumelos; Cerâmica Susana Custódio Ateliê Foto: Felipe Rau/Estadão

Essa polenta cremosa fica tão saborosa que nem precisaria de molho ou cobertura, bastariam um pouco de manteiga e queijo parmesão. Mas, se eu fosse você faria a receita completa. O primeiro segredo é aromatizar o líquido antes de cozinhar a sêmola de milho: nada de água, prepare um caldo de ave ou um caldo vegetal perfumado. Esse é só o começo da história. Antes de ir à mesa, você ainda vai precisar de um queijo cremoso, manteiga, parmesão e, por cima, um ragu de cogumelos. Fazer polenta dá trabalho, porque você precisa mexer durante todo o tempo de cozimento. Mas vale…

Preparo

1Derreta uma colher (sopa) de manteiga em uma frigideira com o azeite, refogue a cebola picada com alho-poró por dois ou três minutos. Acrescente  meia xícara de água e deixe cozinhar até secar a água e amolecer os vegetais.  
2Ponha os cogumelos na frigideira com o alho-poró, refogue por um ou dois minutos, adicione o vinho branco e deixe cozinhar. Tempere com sal e pimenta, tire do fogo e reserve.
3Ponha o caldo em uma caçarola grande de fundo grosso. Adicione a cebola, o alho, a pimenta e o sal. Cozinhe em fogo baixo até ferver. Desligue e deixe descansar por 15 minutos. Coe e descarte os sólidos.
4Devolva o caldo coado para a caçarola e leve ao fogo. Quando ferver, vá despejando a sêmola, aos poucos, com a ajuda de uma peneira, mexendo com um batedor de arame, para não deixar formar grumos. 
5Troque o batedor de arame por uma colher de pau assim que começar a engrossar e cozinhe a polenta por aproximadamente 40 minutos, mexendo. A polenta estará cozida quando soltar totalmente das laterais e do fundo da panela.
6Tire do fogo, adicione o queijo cremoso e o parmesão ralado, mexa vigorosamente. Leve de volta ao fogo, mexendo, para derreter bem o queijo. Prove, ajuste o sal e tempere com a pimenta-do-reino.
7Ponha a manteiga, misture bem e despeje na travessa de servir.
8Aqueça o ragu de cogumelo, espalhe sobre a polenta e sirva quente.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?

Mais lidas