Paladar

Receitas

Receitas

Gabriela Biló|Estadão
Gabriela Biló|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Polenta cremosa com especiarias

O truque dessa receita é construir o sabor desde o início, não adianta caprichar somente no molho

por Patrícia Ferraz

Polenta pode ser a coisa mais sem graça do mundo, ou virar uma refeição deliciosa, tudo depende de como você vai tratá-la. E não é questão apenas de caprichar no molho.

O negócio é ir construindo o sabor desde o início. Um bom truque é por em uma panela alta a água com leite e alguns temperos. Costumo colocar um dente de alho inteiro sem casca, uma folha de louro, pimenta-do-reino moída na hora e um pouco de sal.

Quando o líquido ferver, retira-se a folha de louro e o dente de alho, antes de começar a despejar a polenta em chuvisco, aos poucos, sem parar de mexer – na fase inicial, o ideal é mexer com um batedor de arame do tipo fouet, para evitar grumos. Quando a polenta começar a engrossar, pode-se usar uma colher de pau.

Fundamental é servir a polenta assim que tirar do fogo – há receitas de polenta em temperatura ambiente, não é o caso desta, que vale pela refeição ou faz par com assados.

Preparo

1Comece pelo molho: derreta 100g de manteiga com o azeite numa frigideira e refogue a cebola picada até dourar.
2Acrescente as especiarias, uma a uma, mexendo, e finalize com sal a gosto (1 colher de chá é suficiente, mas use a gosto). Reserve a manteiga de especiarias na panela para usar na hora de finalizar o prato.
3Ponha a água e o leite numa caçarola funda e leve ao fogo baixo. Adicione a manteiga restante (50g), a folha de louro, o dente de alho, uma colher de chá de sal e a pimenta-do-reino.
4Retire os ingredientes sólidos assim que o líquido ferver e vá despejando o milho aos poucos, em chuvisco, mexendo sem parar, com um batedor de arame do tipo fouet.
5Passe a mexer com uma colher de pau quando a polenta começar a engrossar. Mexa até a polenta desgrudar do fundo da panela.
6Cheque o sal e corrija, se necessário. Tire a polenta do fogo e ponha no prato de servir.
7Espalhe o requeijão ou queijo cremoso em colheradas sobre a polenta.
8Aqueça a manteiga de especiarias e despeje sobre a polenta com requeijão. Finalize salpicando as folhas. Sirva quente.

 

Ficou com água na boca?