Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Polpetinhas de porco com creme de limão

Receita leva pernil moído, recheio de linguiça toscana e um tantinho de gengibre para dar leveza

por Patrícia Ferraz

Versão de polpetinhas com carne suína pode ser feita com diferentes cortes.

Versão de polpetinhas com carne suína pode ser feita com diferentes cortes. Foto: Patrícia Ferraz/Estadão/Cerâmica Muriqui

Eis uma ótima versão da polpetinha italiana feita com carne de porco. Usei pernil moído e recheio de linguiça toscana. Mas fica bom também com lombo e outros cortes suínos combinados com linguiça calabresa. O recheio leva um toque de gengibre, para dar leveza, cebolinha e mussarela de búfala. Você pode acompanhar com molho de tomate, mas dessa vez, usei creme de limão-siciliano (veja a receita no site do Paladar). Ficou bem bom.

Preparo

1Ponha a carne de porco moída e a linguiça em uma vasilha grande. Acrescente o ovo, o queijo ralado, a cebolinha, o pão picado e o gengibre. Misture com as mãos. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora.
2Faça bolinhas (pequenas e delicadas, de preferência), afunde o dedo para cavar um buraco, ponha a mussarela, feche e enrole novamente.
3Ponha a farinha de arroz em um prato fundo e role as bolinhas na farinha, sem apertar, batendo para deixar só uma camada fina.
4Acomode as polpetinhas em uma tábua, cubra com filme plástico e deixe na geladeira por meia hora.
5Aqueça 4 colheres (de sopa) de azeite em uma frigideira grande, frite uma porção de polpetinhas, se precisar, acrescente mais azeite até fritar todas. Escorra em papel toalha. Transfira para o prato de servir.
6Aqueça o molho, despeje por cima das polpetinhas e sirva quente.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?