Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Polpettine da nonna Laura

Deliciosas bolinhas de carne com mortadela e pão, recheadas de queijo mussarela. Receita da avó do italiano Paolo Lavezzini, chef do Neto, o restaurante do Hotel Four Seasons de São Paulo

por Patricia Ferraz

Nos tempos pré-pandemia, a chegada dessas polpetinhas com molho de tomate e uma fatia de pão artesanal à mesa eram um convite à descontração no Neto, o restaurante do Hotel Four Seasons de São Paulo.

É uma receita da família do chef da casa, o italiano Paolo Lavezzini. Ele aprendeu a prepará-la na infância na região de Parma, como uma brincadeira que a nonna Laura fazia nos dias de chuva (a tradição continua, o chef contou que está passando a quarentena na Itália e a filha dele, também Laura, de três anos, já está “ajudando” a avó no preparo). 

É um prato facílimo e de delicadeza impressionante: a massa combina alcatra moída, pão e mortadela (o chef usa a italiana, que é clarinha e suave). As bolinhas são recheadas com mussarela de búfala e levemente empanadas com farinha de arroz.O molho de tomate não poderia ser mais simples, feito com tomate pelado em lata. 

Polpettine da nonna Laura

Polpettine da nonna Laura Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Preparo

1Moa a mortadela ou passe por um processador.
2Ponha o pão de molho em um pouco de leite, deixe amolecer e aperte para escorrer.
3Corte a mussarela em cubinhos pequenos.
4Misture numa tigela grande a carne moída, a mortadela, o pão, o ovo e o queijo parmesão ralado. Mexa com as mãos, apertando, até formar uma massa homogênea. Tempere com um pouco de sal e pimenta-do-reino moída na hora.
5Faça bolinhas com a massa e afunde o centro, coloque a mussarela, feche e molde as bolinhas de novo. Deixe na geladeira por meia hora.
6Ponha a farinha de arroz em um prato.
7Tire as bolinhas da geladeira e passe na farinha de arroz. Doure em uma frigideira quente com azeite. Tire do fogo, enxugue um pouco a gordura com papel toalha e reserve.
8Aqueça 6 colheres (sopa) de azeite em uma frigideira grande, refogue a cebola picada até murchar, junte o alho, refogue mais um minuto e adicione os tomates pelados com o suco. Acrescente o manjericão, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar, em fogo baixo, por 20 a 30 minutos (se precisar, ponha um pouco de água, mas pouco porque o molho não deve ficar líquido). Esmague os tomates com uma colher.
9Tire o manjericão do molho, ponha as polpetinhas, deixe cozinhar um pouco e sirva com fatias de pão tostado.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?