Paladar

Receitas

Receita

Rikki Snyderthe|NYT
Rikki Snyderthe|NYT

Receitas em que o tomate é a estrela do prato

Ele vai bem cru na salada, marinado, assado, batido como suco para incrementar drinques...

27 de novembro de 2019 | 16:50 por Carla Peralva, O Estado de S.Paulo

O tomate é um ingrediente especial e muito versátil. Para muito além do molho, ele pode aparecer cru na salada, marinado, assado, batido no drinque. Dentre as centenas de variedades existentes no mundo - umas mais ácidas, outras mais doces; algumas mais carnudas, outras com mais polpa - saber escolher o tipo certo para cada receita pode fazer toda a diferença. 

Depois de aprender sobre as vocações de cada tipo de tomate aqui, confira diversas receitas em que o tomate é a estrela (aqui não há nehuma opção de molho, para ver sete receitas caseiras, clique aqui). 

Guia dos tomates enlatados

Como tirar a pele do tomate

 

● Bruschetta al pomodoro

Se você tem em mãos tomates bem frescos e bem maduros, uma das melhores receitas que pode fazer é uma bruschetta. Diversos tipos vão bem aqui: momotaro, débora, italiano. Quanto mais saboroso o tomate, mais saborosa a bruschetta. Confira a receita. Também dá para fazer o aperitivo quando o tomate está fora de época, menos suculento: é só levá-los ao forno, como na receita a seguir.

Bruschetta al pomodoro.

Bruschetta al pomodoro. Foto: Alex Silva/Estadão

 

● Torrada com tomate assado e queijo feta

Uma versão enfeitada da bruschetta tradicional, é feita com tomates assados. Duas dicas: para dar mais sabor às torradas, coloque umas gotas do azeite que foi ao forno com os tomates sobre cada fatia de pão e polvilhe com sal antes de aquecer. Depois, esfregue cada uma com um dente de alho recém-cortado. Veja como fazer.

Torrada com tomate assado e queijo feta.

Torrada com tomate assado e queijo feta. Foto: Rikki Snyde/NYT

 

● Tomates recheados 

Nesse tipo de receita, quanto mais maduros os tomates, melhor: serão mais saborosos e carnudos. Mas eles têm de estar firmes - use os que vão bem em saladas, como o caqui e o momotaro. Para rechear, você pode usar cogumelos (temperados com alcaparras, tomilho, ciboulette e queijo parmesão) ou arroz e crocantinho de pão, por exemplo. 

Tomates recheados com cogumelos.

Tomates recheados com cogumelos. Foto: Fernando Sciarra/Estadão

 

● Tomatinhos marinados

Azeite, vinagre, temperos e um tempinho. É só isso o que você precisa para dar outra graça a tomatinhos frescos (pode ser cereja, pera, sweet grape...). Enquanto marinam, os tomates liberam os sucos e absorvem os sabores das ervas e especiarias. Ficam prontos em meia hora e podem durar dias na geladeira. Podem ser servidos como entradinha, em saladas, ou como acompanhamento de um peixe assado inteiro, por exemplo. Ao lado de um queijo feta assado com limão e semente de coentro, rendem um belíssimo aperitivo.  

Feta assado com limão e semente de coentro.

Feta assado com limão e semente de coentro. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

 

● Risoto de tomate

Um risoto básico e fácil de fazer, com ingredientes que você já deve ter na despensa: extrato de tomate, cebola, manteiga, queijo parmesão. Confira a receita. 

Risoto de tomate

Risoto de tomate Foto: Tiago Queiroz/Estadão

 

● Geleia de tomate com raspas de limão

Essa geleia é ótima para fazer manteigas aromatizadas, finalizar risotos e até usar como cobertura de sorvetes. Na receita da chef Tânea Romão, os tomates - do tipo salada - devem estar maduros e firmes. Retire a pele e as sementes e reserve. Em seguida, corte a polpa em cubos pequenos. Veja a receita completa. 

Geleia de tomate com raspas de limão.

Geleia de tomate com raspas de limão. Foto: Tadeu Brunelli/Estadão

 

● Compota de tomate

Uma versão mais simples da geleia, começa com um caramelo que é misturado a tomates cortados em cubos. Depois, basta deixar reduzir em fogo baixo e temperar. A compota pode ser servida com queijos em uma mesa de petiscos. Confira a receita.

 

  Foto: Felipe Rau| Estadão

 

● Chutney de dois tomates

Tomate verde, tomate sem pele, damasco, cebola roxa, açúcar demerara, sementes de mostarda, gengibre fresco e vinagre. Tudo refogado e cozido em fogo baixo. Esse chutney vai muito bem com carnes, frios e queijos. Confira a receita.  

Fraldinha marinada com chutney de dois tomates ensinado por Carla Pernambuco

Fraldinha marinada com chutney de dois tomates ensinado por Carla Pernambuco Foto: Roberto Seba|Estadão

 

● Torta toscana de tomate e anchova

Fácil, fácil, essa receita italiana traz uma combinação clássica de sabores: tomate e anchovas (se você é do time que não consegue nem pensar nesses filezinhos de peixe, faça o teste: o adocicado dos tomates casam super bem com o salgado das anchovas). Essa torta é feita com massa folhada comprada pronta, para facilitar a vida; veja a receita. Se animar fazer a massa, mantenha o par tomate-anchova e ainda cubra tudo com mussarela fresca para fazer uma torta rústica, que vai toda crua (massa e cobertura) para o forno.  

Deliciosa torta toscana de tomate e anchova.

Deliciosa torta toscana de tomate e anchova. Foto: Fernando Sciarra|Estadão

 

● Salada de tomate e sardinha

O chef Jefferson Rueda faz uma montagem minimalista da salada que repete a combinação tomate adocicado + peixe salgadinho. Além do tomate e da sardinha, essa receita leva ainda talos de ciboulette, flores e brotos, tudo temperado com flor de sal, raspas de limão-siciliano e um bom azeite. Veja como fazer. 

Salada feita pelo chef Jefferson Rueda

Salada feita pelo chef Jefferson Rueda Foto: Taisa Sganzerla|Estadão

 

● Salada de tomates com melancia

Você pode não saber, mas melancia, tomates e queijo de cabra nasceram uns para os outros. O trio anda cada vez mais popular. Esta salada leva também cebola roxa assada e manjericão. Confira a receita. 

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

● Tomate chamuscado com ovo cozido

Se estiver fazendo churrasco, por que não dar uma chamuscada no tomate para transformá-lo em antepasto servido à temperatura ambiente ou acompanhamento? A grelha dá ao fruto um sabor levemente defumado sem cozinhá-lo demais. Aqui, ele ainda foi coberto com um vinagrete à base de mostarda e alho e servido com ovos cozidos, filés de anchova e croutons. Veja como fazer. 

Tomate chamuscado com ovo, anchova e croutons

Tomate chamuscado com ovo, anchova e croutons Foto: Evan Sung|NYT

 

● Tomates de inverno assados

Essa receita foi pensada para usar tomates que não estejam em sua melhor forma (menos suculentos e mais adocicados do que deveriam). O método é muito simples: misturar os tomates com temperos como gengibre, manjericão e alho, cobrir com azeite e levar tudo para o forno. Com isso, tudo ficará saboroso e interessante. E dá para fazer o prato com qualquer tipo de tomate. Aprenda a fazer em casa.

 

  Foto: Rikki Snyder|The New York Times

 

● Chips de tomate

É uma receita desafiadora, vamos ser sinceros. É preciso cortar os tomates em fatias de 1 a 2 milímetros de espessura, conservando a casca (prefira usar variedades mais firmes). Depois, deixar assando em forno bem baixo (43°C) por no mínimo 20 horas. Um truque é colocar o cabo de uma colher de pau na porta do forno para mantê-la semiaberta (o tomate precisa apenas desidratar, lentamente). Confira o passo a passo. 

 

  Foto: Felipe Rau|Estadão

 

● Suco artesanal de tomate

Para ser bebida pura ou usada no bloody mary, essa receita do bartender Spencer Jr., do Frank Bar, tem muito mais sabor que as versões prontas. Use tomates italianos. Veja como fazer. 

Bloody Mary com suco de tomates italianos.

Bloody Mary com suco de tomates italianos. Foto: Rubens Kato|Divulgação

 

● Espetinho caprese

Para terminar, não poderia faltar talvez uma das combinações de ingredientes mais conhecidas do mundo: tomate, mussarela e manjericão. Aqui, os três vão juntinhos em espetinhos de bambu, servidos como aperitivos. A receita pede para tirar a pele dos tomatinhos, mas, sinceramente, esse passo não é necessário. Confira como fazer.  

Espetinho caprese. 

Espetinho caprese.  Foto: Felipe Rau/Estadão

 

* Publicado em abril de 2017 e atualizado pela última vez em novembro de 2019.