Paladar

Receitas

Receitas

Codo Meletti|Estadão
Codo Meletti|Estadão

Pot pie de bacalhau com cogumelos

Aprenda a fazer esta torta fechada da chef Carla Pernambuco, do Carlota. Feita com massa folhada no topo, é servida com purê de mandioquinha

por Redação Paladar

Preparo

Recheio de bacalhau:

1Corte os cogumelos e tempere com 50 ml de azeite, tomilho, sal e pimenta-do-reino. Asse em forno pré-aquecido à 180ºC por 20 minutos
 
2Esquente o restante do azeite e refogue o alho poró. Acrescente os cogumelos e por último o bacalhau sem mexer muito para não quebrar as lascas. Corrija sal e pimenta-do-reino.

Creme de mascarpone:

1Misture mascarpone e creme de leite até obter um creme. Corrija sal e pimenta-do-reino.
 

Purê de mandioquinha:

1Asse 2 cabeças de alho envoltas no papel alumínio em um forno pré-aquecido à 180ºC por 15 minutos. Descasque e amasse formando um purê. 
 
2Cozinhe a mandioquinha por 15 a 20 minutos começando com a água fria. Passe por uma peneira. Coloque o parmesão, a manteiga e o purê de alho e mexa bem com um fouet. Corrija sal e pimenta-do-reino.

Montagem:

1Pré-aqueça o forno a  200°C.
 
2Coloque no fundo do refratário ou recipiente (que deverá ir ao forno) o purê de mandioquinha. Em seguida, espalhe uma camada do recheio de bacalhau com cogumelos e finalize a montagem da torta com o creme mascarpone.

 

3Cubra o recipiente com a massa folhada, colando bem as bordas e finalizando delicadamente com a massa. Pincele a gema de ovo e leve para assar até dourar.

Ficou com água na boca?