Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Prato com peixes e crustáceos para lembrar o clima da praia

Receita combina salmão, atum, camarões e lula, mas você pode adaptar e servir com seus pescados favoritos

por Patrícia Ferraz

Esse prato de peixes e crustáceos traz um pouco do clima de praia nessa passagem de ano em que a pandemia não permite pular as sete ondas. É fácil de fazer, fácil de servir - porque é frio, só tirar da geladeira - e pode ser preparado horas antes da ceia. Se preferir, aproveite apenas a ideia e monte seu próprio prato, com outros peixes e frutos do mar. O guacamole combina perfeitamente, mas você pode temperar à italiana, apenas com azeite, limão, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Ou colocar vários potinhos de molho à mesa.

Prato combina salmão e atum frescos, camarões e lula com guacamole.

Prato combina salmão e atum frescos, camarões e lula com guacamole. Foto: Codo Meletti/Estadão/Cerâmia Muriqui Poesia

Preparo

1Cozinhe os camarões em água fervendo com uma pitada de sal por dois ou três minutos ou até que estejam firmes e macios (se preferir, cozinhe no vapor). Escorra, passe na água fria para frear o cozimento. Deixe esfriar e guarde tampado na geladeira.
2Cozinhe as rodelas de lula em água fervente com um pouco de sal por dois ou três minutos, ou até que estejam macias. Escorra, passe na água fria e deixe esfriar. Guarde na geladeira em pote tampado.
3Forre uma tábua com filme plástico, ponha sobre ele as fatias de salmão fresco e cubra com outra camada de filme plástico. Com um batedor de carne reto ou o fundo de um prato de sobremesa, vá apertando cuidadosamente o peixe, para deixar as fatias finas, sem desmanchar.
4Faça o mesmo com as fatias de atum.
5Ponha num processador o abacate cortado em pedaços, o azeite, o limão, alho e cebola bem picados. Tempere com sal e pimenta e bata até formar um creme. Prove e, se necessário, ajuste os temperos. Guarde na geladeira, junto com o caroço do abacate (retarda a oxidação) coberto por filme plástico.
6Monte o prato: Distribua os peixes e crustáceos, cubra com filme plástico e mantenha na geladeira até a hora de servir. Tire da geladeira, tempere com sal, pimenta, um fio de azeite e um pouco de suco de limão. Decore com as fatias de limão. Sirva frio, com o molho de abacate. 

 

Ficou com água na boca?