Paladar

Receitas

Receita

Prato feito (em casa) e sem erro

Confira receitas e truques para montar um PF, de arroz, feijão, bife, ovo e batata frita, de respeito

23 de julho de 2020 | 12:00 por Danielle Nagase e Renata Mesquita, O Estado de S.Paulo

Arroz, feijão, bife, ovo e batata frita. Comida simples, do dia a dia, carro-chefe do boteco pé-sujo, mas que nem todo cozinheiro domina a arte de fazer. Há muita técnica culinária atrás de um bom prato feito - ou PF, para os mais chegados.

Como fazer arroz soltinho? Como cozinhar feijão para que fique com caldo encorpado e saboroso? Bife solado? Ninguém merece! Qual o segredo para uma batata frita sequinha crocante? E para o ovo frito com a gema mole?

Arroz, feijão, bife e saladinho são clássicos do PF.

Arroz, feijão, bife e saladinho são clássicos do PF. Foto: Roberto Seba

Calma, o Paladar vem a seu socorro para sanar essas e outras dúvida e te ajudar a fazer um PF perfeito em casa. Não é difícil, basta seguir as receitas e prestar atenção em algumas dicas valiosas. Confira a seguir.

+ PF à prova de erros: confira o passo a passo (em vídeos) para fazer em casa

 

Arroz soltinho

O segredo é fritar bem o arroz na cebola e no alho e acrescentar água fervente ao refogado - deixe uma chaleira a postos na outra boca do fogão. Depois de pronto, vale soltar os grãos com um garfo. Veja a receita.

Arroz soltinho não pode faltar no prato feito.

Arroz soltinho não pode faltar no prato feito. Foto: Fernando Sciarra/Estadão

 

Feijão caldoso e saboroso

Sim, você vai ter que encarar a panela de pressão, mas garantimos que não se trata de um bicho de sete cabeças. Cozinhe os grãos com umas folhinhas de louro, para agregar sabor, e capriche do refogado adicionado ao feijão já cozido. Um truque? Amasse alguns grãos (cerca de uma concha) para ajudar a engrossa o caldo. Confira o passo a passo.

Feijão com caldo saboroso e encorpado também não pode faltar.

Feijão com caldo saboroso e encorpado também não pode faltar. Foto: Arte Estadão

 

Bife suculento e com crostinha

O segredo é selar a carne (já temperada) em uma frigideria com óleo bem quente e, depois, acrescentar manteiga para que o bife fique com uma irresistível crosta marrom. Mas, atenção: não vale preparar e fatiar logo em seguida. É preciso esperar uns minutos para não perder todo o suco da carne no corte. Aprendar a fazer aqui.

Bife de respeito - alto, com crostinha e suculento.

Bife de respeito - alto, com crostinha e suculento. Foto: Filipe Araújo/Estadão

 

Ovo frito com a gema mole

Acrescente uma pitada de farinha de trigo ao azeite para que o ovo - que deve estar em temperatura ambiente - não grude de jeito nenhum na frigidera. Para garantir a gema mole, tampe a frigideira, por um minuto, assim que quebrar o ovo na frigideira quente. Garantia de sucesso. Veja como fazer.

Ovo frito com clara rendada e gema e mole.

Ovo frito com clara rendada e gema e mole. Foto: Felipe Rau/Estadão

 

Batata frita crocante e sequinha

Acredite, o sonho da batata frita perfeita, feita em casa, é possível. O ideal é que você tenta um termômetro culinário para medir a temperatura do óleo e fritar os palitos em dois tempos. Veja como fazer aqui

A batata frita perfeita é frita em dois tempos.

A batata frita perfeita é frita em dois tempos. Foto: Gabriela Biló/Estadão

 

 

  

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.