Paladar

Receitas

Receita

Receitas com ou sem uvas-passas?

Antes de montar o cardápio para a ceia de Natal, escolha seu time e seus pratos

20 de dezembro de 2019 | 19:56 por Danielle Nagase, Especial para o Estado

Não bastasse o 2019 de intensa polarização política, a chegada das festas de fim de ano trouxe à tona outro tema de possível discórdia entre familiares: receitas com ou sem uvas-passas?

O Paladar usou o Drops Estadão - noticiário interativo veiculado nos Stories do Instagram (@estadao) - para perguntar aos seguidores sobre qual turma eles fazem parte e porquê.

Entre as respostas, apareceram: “com uvas-passas, senão não é Natal” ou “salpicão sem uvas-passas não é salpicão”. E do lado oposto: “ninguém é obrigado a comer agridoce só porque é Natal” e “totalmente desnecessário acrescentar em pratos quentes e doces”.

Para apaziguar os ânimos, selecionamos 15 sugestões de receitas com e sem uvas-passas para a sua ceia - assim ninguém será obrigado a ficar separando as frutinhas com o garfo, tampouco se privar desse sabor natalino caso goste.

Mas e você? Faz parte de qual time?

 
 

Com uvas-passas

Berinjela aperitivo

Nem tente fazer essa receita sem as três colheres de uvas-passas brancas sugeridas. São elas que garantem o sabor adocicado que contrasta com a picância da pimenta calabresa. Não esqueça de apertar bem a berinjela cozida para tirar o excesso de água e o amargor do legumes. Veja a receita.

Receita de berinjela aperitivo

Receita de berinjela aperitivo Foto: Tiago Queiroz|Estadão

 

Chutney com tâmaras, passas e ameixas secas

Mais natalino impossível: esse chutney é feito com as frutas típicas da temporada - tâmaras, uvas-passas e ameixas secas com um toque de especiarias e conhaque. Dica: ele fica melhor com tempo. Faça em maior quantidade e guarde na geladeira para servir também no Réveillon. Aprenda a receita aqui.

Receita de chutney de Natal

Receita de chutney de Natal Foto: Fernando Sciarra|Estadão

 

  

Arroz com champanhe e passas

Vista o arroz para a festa: depois de dourar os grãos na manteiga, acrescente o champanhe e as passas na hora de cozinhar (não use água). A receita é da chef Heloisa Bacellar, do Lá da Venda, e você confere aqui.

Salada de grãos

Salada de grãos Foto: Macelo Barabani/Estadão

 

 

Farofa de repolho e passas

Feita com farinha de milho em flocos, ela é perfeita para acompanhar seus assados natalinos. O segredo para que fique gtostosa é fatiar o repolho bem fininho em cá entre nós, caprichar na quantidade de manteiga. Confira o passo a passo.

 

  Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

Salpicão de frango

Um clássico brasileiro: salada de de frango desfiado, maionese, cenoura, salsão e maçã, com o toque natalino das uvas-passas brancas (ou pretas, se preferir). É superfácil de fazer e faz o maior sucesso. Confira o passo a passo aqui.

Salpicão de frango.

Salpicão de frango. Foto: Codo Meletti/Estadão

 

Carne de panela com nozes e passas

Para dar um toque natalino a um dos preparos mais populares na mesa brasileira, a chef Mariana Fonseca engrossou o líquido do cozimento do lagarto, incrementou com uvas-passas pretas, damascos e nozes e regou sobre a carne. Mas atenção: reserve um tempinho para fazer, pois a carne pode demorar para ficar molinha. Veja receita.

Carne de panela com nozes e frutas secas, da chef Mariana Fonseca.

Carne de panela com nozes e frutas secas, da chef Mariana Fonseca. Foto: Codo Meletti/Estadão

  

Bacalhau com passas e pinole

Cozinhe o lombo do bacalhau com cenoura e batata e incremente com alcaparras, azeitonas, tomate e passas. No fim do cozimento, adicione o pinole para acrescentar crocância ao prato. Confira o passo a passo aqui.

Receita de bacalhau à romana do restaurante Ella.

Receita de bacalhau à romana do restaurante Ella. Foto: Márcio Fernandes|Estadão

 

Bolo natalino de laranja 

É um bolo excêntrico: tem que gostar de uvas-passas e de frutas cristalizadas. Se você e seus convidados fazem parte desse seleto grupo, aposte nessa receita para a ceia de Natal. Além da calda de Cointreau, a sobremesa é pincelada com geleia de damasco. Veja a receita.

Receita de bolo natalino de laranja

Receita de bolo natalino de laranja Foto: Roberto Seba|Estadão

 

Sem passas

Berinjela assada com romã e queijo de cabra

Troque as uvas-passas por sementes bem vermelhinhas de romã, que tal? Nessa receita da chef Carolina Brandão, a berinjela é assada e temperada com azeite e garam massala (uma mistura de especiarias). Queijo de cabra tipo boursin e coalhada incrementam o prato. Uma delícia. Aprenda a fazer.

Prato colorido feito pela chef Carolina Brandão

Prato colorido feito pela chef Carolina Brandão Foto: Felipe Rau|Estadão

 

Chutney de figos

Bom para incrementar a tábua de queijos ou para incrementar assados na etapa principal. Anote a receita: você vai precisar de figo, damasco, cravo-da-índia, mostarda, gengibre e suco de laranja. É superfácil de fazer. Confira o passo a passo.

Chutney de figos

Chutney de figos Foto: Sérgio Castro|Estadão

 

Salada de trigo com manga e tâmaras

Xô uvas-passas! Aqui a mistura salgado-doce, que é quase obrigatória na ceia de Natal,  é garantida pela presença de outras frutas, manga e tâmaras. Leite de coco e curry dão um toque indiano à salada de trigo, que deve ser servida fria e com hortelã. Aprenda a fazer aqui.

Salada de trigo com manga e tâmaras

Salada de trigo com manga e tâmaras Foto: Niels Andreas

 

Arroz com champanhe e nozes

Dá sim para fazer um arroz natalino sem uvas-passas. Essa receita leva champanhe (acrescentado na hora do cozimento, com um pouco de água) e nozes. Depois de pronto, coloque o arroz numa forma de pudim, aperte bem e desenforme - só para dar um charme à mesa posta da ceia. Veja a receita.

COZ39- SAO PAULO 28|11|2006 PALADAR OE - Foto da arquiteta Flavia Ralston em sua casa para a ceia de natal com sua cozinheira Marilena Santos e sua sogra Vivi. foto: Marcelo Barabani|AE

COZ39- SAO PAULO 28|11|2006 PALADAR OE - Foto da arquiteta Flavia Ralston em sua casa para a ceia de natal com sua cozinheira Marilena Santos e sua sogra Vivi. foto: Marcelo Barabani|AE Foto: MARCELO BARABANI|AE

 

Peru com molho de limão e alecrim

Para ganhar sabor, a ave passa horas marinando em suco de limão, alho e alecrim. Não bastasse, ainda vem com recheio surpresa: um refogadinho de cogumelo e nozes. Fica uma delícia! Aprenda a receita da chef Mariana Fonseca aqui.

Peru recheado com cogumelos e nozes com molho de limão e alecrim.

Peru recheado com cogumelos e nozes com molho de limão e alecrim. Foto: Codo Meletti/Estadão

 

Tender com melado de romã e mostarda

Além de saboroso, esse tender é muito rápido de fazer, já que não precisa de horas de marinada. Basta misturar melado de romã, uísque, mostarda de Dijon e especiarias, besuntar a carne e levar para o forno. Aprenda a receita aqui

Receita de tender com melado de romã e salada de tomate e romã

Receita de tender com melado de romã e salada de tomate e romã Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

Bolo musse de chocolate e nozes

A noz é a protagonista dessa sobremesa que tem a cara do Natal. Ela usada na massa do bolo, no musse e, caso queira, na decoração. Prepare com antecedência, pois ela precisa de pelo menos seis horas de geladeira. Veja a receita.

Receita de bolo musse de chocolate e nozes do Renato Blinder, da Oera Ganache

Receita de bolo musse de chocolate e nozes do Renato Blinder, da Oera Ganache Foto: Márcio Fernandes|Estadão

 

Ficou com água na boca?