Paladar

Receitas

Receita

Pratos leves para fazer em dias quentes

Seleção do 'Paladar' reúne dez receitas bem apetitosas - e com a cara do verão; tem opção de salada, sanduíche, peixe e até massa; confira

11 de janeiro de 2020 | 06:00 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Dias quentes pedem pratos leves, coloridos e frescos. Como estamos em pleno verão, aproveitamos o ensejo para montar uma seleção de receitas práticas - com vegetais, frutas, peixes e até massa - que são a cara da estação. Confira aqui.

 

Sanduíche aberto de camarão e guacamole

Esse tipo de sanduíche, que mais parece uma tartine, é muito popular na Dinamarca. A combinação de camarão e abacate é infalível - rende um belo lanchinho no meio da tarde ou uma refeição leve no almoço ou jantar. Confira aqui o passo a passo.

Sanduíche aberto de camarão e guacamole.

Sanduíche aberto de camarão e guacamole. Foto: Fernando Sciarra/Estadão

 

Peixe assado com tomates marinados

Nessa receita, o peixe vai inteiro para o forno ou a grelha, recheado com limão e tomilho. Robalo, badejo ou mesmo truta são boas opções. Escolha um peixe de tamanho médio, ou dois - dê preferência comprado no mercado local e obviamente fresco. Sirva com tomatinhos marinados. Confira a receita.

Peixe assado com tomates marinados.

Peixe assado com tomates marinados. Foto: Evan Sung| NYT

 

Linguado no vapor de limão

Eis uma refeição de verão tão simples quanto deliciosa. É fácil e rápida de fazer, além de levíssima. Como nem sempre é fácil encontrar linguado fresco, pode comprar os filés congelados – dê preferência para os bem altos, grandes e branquinhos. Veja a receita.

Filé de linguado cozido no vapor com limão-siciliano.

Filé de linguado cozido no vapor com limão-siciliano. Foto: Fernando Sciarra/Estadão

 

Camarão à provençal

Os camarões são refogados com manteiga, alho e salsinha antes de serem misturados ao arroz. É um prato fácil e rápido. Vale a pena experimentar. Confira aqui o passo a passo.

Camarão à provençal na versão do restaurante La Paillote

Camarão à provençal na versão do restaurante La Paillote Foto: Fernando Sciarra|Estadão

 

Penne com tomate cereja e atum

Este é um típico quebra-galho – fácil, rápido e com ingredientes que todo mundo costuma ter na geladeira. Mas fica tão bom que ninguém vai reparar. Veja como preparar.

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

Paella vegetariana

A paella é a receita espanhola mais conhecida no mundo – pegou o nome da panela em que é preparada. É basicamente um prato de arroz com açafrão cozido com outros ingredientes que lhe emprestam sabor e variam conforme o lugar – carnes, peixes e frutos do mar. Esta versão leva só vegetais (cebolas, pimentões, tomates, azeitonase alcachofras) e fica bem leve. Veja a receita.

Paella Veggie

Paella Veggie Foto: Fernando Sciarra/Estadão

 

Salada de avocado com ervas e alcaparras

Essa salada de avocado pode ser servida como aperitivo, como guarnição para peixes e carnes grelhados ou como prato principal de um almoço leve, com pão em pedaços e queijo de cabra cremoso e levemente picante. Corte o avocado ao meio, tire o caroço e corte as metades em quartos. Use os dedos para remover cuidadosamente a casca - se o avocado estiver maduro, a pele grossa sai sem que a polpa seja prejudicada. Aprenda a fazer.

Salada de avocado com ervas e alcaparras.

Salada de avocado com ervas e alcaparras. Foto: Andrew Scrivani|NYT

 

Salada de carne

Esta é uma boa forma de aproveitar sobras de churrasco. Mas o fato é que esta salada de carne é tão boa – e tão fácil de fazer – que dá vontade de grelhar um bife só para transformá-lo no prato. O único segredo é cortar a carne em tiras bem fininhas e deixar na geladeira até a hora de servir. Veja a receita.

 

  Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

Salada de melancia com queijo de cabra

Essa salada, além de fresca, combina diferentes texturas – a arenosa adocicada da melancia, a crocante e ardida da cebola, a cremosidade do queijo de cabra. Dá para usar queijo feta ou boursin. E os sabores se casam com a ajuda das ervas aromáticas frescas – manjericão, ciboulette e tomilho. Aprenda a fazer aqui.

Receita de salada de melancia com queijo de cabra

Receita de salada de melancia com queijo de cabra Foto: Fernando Sciarra|Estadão

 

Salada morna de abobrinha

Eis uma receita que serve de antepasto, entrada ou até mesmo como um prato único para um jantar despretensioso. Refogue rapidamente a abobrinha, para que fique macia e firme, e misture como o presunto frio, para que mantenha o sabor intacto. Leve à mesa os dois misturados, temperados com o molho e acompanhados de uma fatia de pão italiano levemente grelhado. Delícia! Confira o passo a passo.

Salada morna de abobrinha.

Salada morna de abobrinha. Foto: Fernando Sciarra/Estadão

 

*Lista publicada originalmente em janeiro de 2017. Atualizado pela última vez em janeiro de 2020.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências