Paladar

Receitas

Receitas

Codo Meletti|Estadão
Codo Meletti|Estadão

Pudim de bacalhau

Aprenda a fazer esta deliciosa receita com bacalhau do chef Carlos Siffert

por Redação Paladar

Preparo

Pudim de bacalhau:

1Derreta em uma panela a manteiga, junte a farinha e cozinhe por 1 minuto. Acrescente aproximadamente 1 xícara do leite frio, aos poucos, sempre mexendo, até obter uma mistura homogênea, de consistência quase firme. Reserve. 
 
2Cozinhe o bacalhau no restante do leite com todos os temperos picados grosseiramente, por 10 minutos (após fervura). Retire o peixe e reserve a água de cozimento para preparar o molho, mais adiante. 
 
3Limpe o bacalhau tirando a pele e as espinhas, e esfarele com um garfo a carne. Misture vigorosamente ao creme feito inicialmente, juntando em seguida as 4 gemas, e temperando com noz moscada e pimenta moída na hora - temperar com sal se necessário. Acrescente neste momento metade da ciboulette picada. 
 
4Pré-aqueça o forno em temperatura média. Unte muito bem uma forma de pudim (com furo no meio, de tamanho médio). Enfarinhe com farinha de rosca. 
 
5Bata as claras em neve e misture delicadamente ao creme de bacalhau. Leve ao forno por 35-40 minutos, ou até que esteja bem alto e dourado. Servir imediatamente, coberto com um pouco de molho e polvilhado com o restante da ciboulette.

 

Molho: 

1Faça um molho bechamel: em uma panela grande derreta a manteiga e nela doure a cebola e o alho. Junte então a farinha e cozinhe, mexendo, por alguns minutos. 
 
2Junte o leite aos poucos, sempre mexendo, até obter um creme grosso. Cozinhe por 10 minutos sobre fogo baixo. Junte o creme de leite e deixe abrir fervura. Tempere com sal. Passe por peneira e volte à panela. Mantenha aquecido (em banho-maria, por exemplo). 
 
3Na hora de servir, misture a azeitona, a pimenta, a salsinha e a cebolinha e os cubinhos de tomates. Prove o tempero. Sirva com o pudim, um pouco sobre ele e o restante em molheira à parte. 

Ficou com água na boca?