Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Pudim de leite de amêndoa perfumado com mexerica

Com a fruta também na calda, essa sobremesa fica delicadíssima e é muito fácil de fazer em casa; confira a receita

por Patrícia Ferraz

A receita original leva leite de amêndoa e laranja, mas como as mexericas estão deliciosas, no auge da safra, resolvi arriscar a troca. O pudim ficou delicadíssimo por causa do leite de amêndoa e muito perfumado pela mexerica, que usei também na calda. É um doce fácil e rápido. Só precisa ter cuidado na hora de desenformar.

Pudim de leite de amêndoa aromatizado com mexerica.

Pudim de leite de amêndoa aromatizado com mexerica. Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Preparo

1Bata os ovos e as gemas com o açúcar até misturar bem. Adicione o leite de amêndoas, as raspas de casca de mexerica e o suco de mexerica. Misture bem.
2Ponha a água e o açúcar numa panelinha, para fazer a calda. Leve ao fogo e mexa só até dissolver o açúcar, depois apenas chacoalhe levemente a panela em movimento circular, algumas vezes. Quando ferver, acrescente o suco de mexerica e continue fazendo o mesmo movimento circular até a calda começar a engrossar e escurecer levemente. Tire do fogo.
3Despeje a calda no fundo da fôrma de pudim pequena (20 cm).
4Despeje a massa na fôrma de pudim com a calda e asse em banho-maria: ponha a fôrma de pudim em uma assadeira maior com água quente (até a metade da altura fôrma), cubra com papel alumínio e asse a 180ºC (fogo baixo) por aproximadamente 40 minutos, ou até o pudim estar firme.
5Tire do forno, retire o papel alumínio com cuidado para não se queimar com o vapor. Espere esfriar.
6Desenforme o pudim (se precisar, aqueça o fundo da fôrma na água quente para soltar a calda). Sirva em temperatura ambiente.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?