Paladar

Receitas

Receitas

Pumpkin pie, a torta de abóbora americana

É tradicional acompanhar essa receita com chantilly ou sorvete de baunilha; dessa vez, o 'Paladar' testou cobrir a torta com marshmallows tostados

por Redação Paladar

Muito popular nos Estados Unidos, essa torta de abóbora com especiarias é um dos clássicos do Halloween e também do Dia de Ação de Graças, sempre celebrado na última semana de novembro. É tradicional servi-la com chantilly ou sorvete de baunilha, mas para embarcar na brincadeira dos “doces ou travessuras”, resolvemos cobrir essa versão da torta com marshmallows tostados. Deu certo!

Torta de abóbora com especiarias e marshmallows.

Torta de abóbora com especiarias e marshmallows. Foto: Danielle Nagase

Preparo

1Misture a farinha e manteiga cortada em cubos - com a ponta dos dedos ou no processador - até virar uma farofa.
2Adicione o açúcar, a gema de ovo, o extrato de baunilha e as especiarias. Mexa (ou bata) até conseguir uma massa bem macia. Embrulhe em plástico filme e leve para a geladeira por 1h.
3Preaqueça o forno a 180ºC. Polvilhe uma superfície com farinha e abra a massa com o rolo (a espessura deve ser por volta de 3 mm). Lembre-se de deixar uns 2 cm de sobra para cobrir também as laterais da forma (de fundo falso) de 22 cm de diâmetro. A massa é bem frágil, se tiver dificuldade de abrir com o rolo, vá espalhando a massa delicadamente com as mãos direto na assadeira.
4Perfure toda a base da massa com um garfo.
5Cubra a massa com papel-manteiga, esparrame grãos de feijão cru por cima para fazer peso e leve ao forno por 20 min. Retire os feijões e o papel. Se o centro da massa ainda estiver cru, volte para o forno por mais 5 min, sem o papel. Não deixe a massa dourar demais, uma vez que ela vai retornar ao forno com o recheio. Reserve.
6Para fazer o recheio, misture os ovos, o açúcar, as especiarias e o creme de leite. Quando estiver homogêneo, acrescente o purê de abóbora (para fazê-lo, basta assar os pedaços da abóbora descascada em forma untada por 25 min ou até que estejam macias. Passe por um espremedor e, em seguida, pela peneira) e bata com um fouet até ficar homogêneo.
7Despeje o creme na massa reservada e leve a torta ao forno preaquecido (180ºC) de 40 a 50 min, até que o recheio esteja firme. Retire do forno e espere pelo menos 15 minutos para desenformar. Deixe a assadeira descansar em cima de uma grade.
8Espalhe os marshmallows por cima da torta e toste-os com um maçarico culinário. Ou sirva com chantilly batido na hora.

 

Ficou com água na boca?