Receitas

Receitas

Bon Appétit Bien Sûr|Reprodução
Bon Appétit Bien Sûr|Reprodução

O melhor purê de batatas do mundo

Aprenda a fazer a receita mais famosa do chef francês Joël Robuchon. Super cremoso, leva 'manteiga, manteiga, manteiga'

por Redação Paladar

É fantástico que a receita mais conhecida de um chef estrelado como Joël Robuchon – celebrado pela qualidade técnica de sua cozinha, pela ousadia, pelo talento excepcional e pela capacidade de transportar seus pratos pelo mundo – seja a de um simples e reconfortante purê de batata

Parece um purê comum, a diferença está nos detalhes: primeiro, a quantidade de manteiga (o peso equivale a 1/4 das batatas), mas também a qualidade dos ingredientes; outra particularidade é cozinhar as batatas com casca, para proteger a polpa e fazê-las acumular menos água. E ainda tem mais um segredo fundamental: o processo de amassar as batatas e incorporar a manteiga e o leite é todo feito manualmente, sem o uso de processador ou de liquidificador. 

Dono de um império de restaurantes pelo mundo, Robuchon morreu em decorrência de um câncer no pâncreas. A receita do purê foi dada por ele em seu programa de TV Bon Appétit Bien Sûr (vídeo, em francês, abaixo).

Veja como fazer o purê de batatas perfeito 

Preparo

1.Lave as batatas e as disponha ainda com casca numa panela. A casca protege a polpa e a faz acumular menos água. Cubra com água até 2 ou 3 cm acima do nível das batatas e adicione o sal grosso. Ferva por cerca de 25 minutos ou até que a batata solte facilmente de uma faca com seu próprio peso.
2.Despele cada uma das batatas e passe-as por um moedor manual fino. Como recomenda Joël Robuchon, evite o mixer. Coloque a batata já amassada numa panela a fogo baixo.
3.Disponha em seguida um fio de água no fundo de outra panela e adicione o leite até a fervura. 
4.Adicione a manteiga aos poucos na panela da batata e mexa com uma colher de pau até a absorção de toda a manteiga. Só então adicione aos poucos (em conchas) o leite fervido.
5.Incorpore o leite sempre mexendo com a colher de pau, muitas vezes. Depois troque para um fuet, adicionando ainda o leite e mexendo até que o purê esteja sedoso. Quando alcançar a textura desejada, pare de colocar o leite e passe por uma peneira tipo tamis para um melhor resultado. Sirva.
 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Receitas mais vistas

Mais em receitas

Ficou com água na boca?