Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Purê de batata-doce com limão

Esse purê é tão bom que você vai querer comer de colher

por Patricia Ferraz

Purê de batata de batata-doce com limão 

Purê de batata de batata-doce com limão  Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Perfeito para o verão, esse purê é tão bom que você vai querer comer de colher – mas a ideia é combiná-lo com um bife à milanesa ou lombo de porco assado. A batata-doce vai ao forno com azeite, sal, pimenta e isso faz bastante diferença no sabor. O molho só entra no purê no finzinho do preparo. Tudo fácil, exatamente como está no livro mais recente de Yotam Ottolenghi, Simples (Companhia de Mesa, 2020).

Preparo

1Corte as batatas ao meio no sentido de comprimento, sem tirar a casca. Tempere com sal, azeite e pimenta.
2Forre uma assadeira com papel manteiga e ponha as batatas com a parte cortada virada para cima. Asse até as batatas amolecerem bem (aproximadamente 30 a 35 minutos).
3Prepare o molho enquanto a batata está no forno: ponha 3 colheres (sopa) de azeite em uma tigela grande.
4Pique muito bem as folhas de manjericão e coentro e misture ao azeite, acrescente o alho amassado, as raspas e o suco de limão e misture muito bem. Reserve. 
5Tire a batata do forno quando estiver macia. Deixe esfriar um pouco até conseguir manipular e descasque (ou raspe o miolo com a ajuda de uma colher). Ponha numa vasilha, tempere com sal e pimenta.
6Amasse bem a batata até ficar com textura homogênea (eu costumo bater no processador para deixar o purê bem lisinho). Acrescente o molho e misture muito bem. Sirva quente.

Ficou com água na boca?