Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Quiche de aspargos e alho-poró

Fácil de preparar e super delicada, esta receita não tem erro

por Patricia Ferraz

Até o fim do século 20, quiche era exclusivamente a torta baixa, sem cobertura, com recheio macio a base de ovos, creme de leite e pedaços de toucinho defumado, receita da região de Lorraine, no nordeste da França. Por pelo menos dois séculos, essa foi “a quiche”. Mas o prato acabou ganhando popularidade e incontáveis variações pelo mundo. Hoje, para ser quiche, basta a torta ter laterais baixas e a base de ovos e creme de leite. O resto varia conforme o cozinheiro.

Achei essa quiche de aspargos e alho-poró numa revista italiana Sale & Pepe antiga, testei e fiquei encantada com a delicadeza. É bem fácil – não deixe de fazer o acabamento, com tiras finas das pontas de aspargo, parece complicado, mas é só cozinhar o vegetal no vapor, fatiar e espalhar sobre o recheio para decorar.

Quiche de aspargos e alho-poró 

Quiche de aspargos e alho-poró  Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Preparo

Massa

1Faça um monte com a farinha numa superfície limpa e plana. Faça um buraco no centro e ponha a manteiga, o sal, o açúcar e o ovo. Misture com os dedos, primeiro os ingredientes do centro, abrindo o círculo, misturando com a farinha, aos poucos. Acrescente o leite e mexa até obter uma massa de textura homogênea. Faça uma bola, enrole a massa em filme plástico e deixe na geladeira por pelo menos meia hora (isso garante a crocância da massa)
2Tire a massa da geladeira, abra com a ajuda de um rolo -- se tiver dificuldade, experimente abrir a massa direto na base removível da forma de quiche, deixando sobrar massa nas laterais (se quebrar,, é só juntar de novo e apertar. Forre também as laterais da forma com a massa.
3Faça furos na base da massa com um garfo, espalhe as folhas de tomilho sobre a massa, apertando. Cubra com papel manteiga, ponha um peso (pode ser feijão cru), para não deixar a massa crescer e asse por uns 15 minutos. Tire o papel manteiga, asse por mais 5 minutos. Tire do forno e reserve.

Recheio

1Corte e separe as pontas dos aspargos. Pique o restante dos aspargos. E cozinhe no vapor -- escorra primeiro as pontas, quando estiverem macias mas firmes, e deixe as hastes cozinharem até amolecer. Escorra em água fria ou ponha numa vasilha com água e gelo para frear o cozimento.
2Ponha as hastes dos aspargos no liquidificador e bata para formar um creme (se precisar acrescente uma colher de sopa de água). Transfira para uma vasilha. Reserve as pontas dos aspargos para a decoração.
3Corte os alhos-porós em rodelas. Refogue-os em uma panela com 2 colheres de azeite, tempere com um pouquinho de sal.  
4Bata os ovos e junte ao creme de aspargos, acrescente o alho poró, o queijo parmesão ralado e o creme de leite. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
5Despeje o recheio sobre a massa já pré assada.
6Corte as pontas dos aspargos em fatias finas e distribua sobre o recheio para decorar.
7Asse a quiche em forno preaquecido a 250ºC por 30 minutos, depois abaixe a temperatura do forno para 180ºC e termine de assar (mais uns 15 minutos, dependendo do forno). Sirva quente ou em temperatura ambiente.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?