Paladar

Receitas

Receita

Alex Silva|Estadão
Alex Silva|Estadão

15 receitas de acompanhamentos para churrasco

Ideias de saladas, arrozes, molhos, farofas e legumes, que podem até ser feitos na brasa

30 janeiro 2018 | 17:29 por Carla Peralva

Carne, asinha de frango, linguiça, queijo coalho, pão de alho… Acende a churrasqueira, gela a cerveja, arruma a grelha, reúne amigos e começa o churrasco. Para deixar um dos programas preferidos dos brasileiros ainda mais gostoso, o Paladar reuniu receitas de saladas, molhos, arrozes, farofas, entradas, acompanhamentos e até uma sobremesa. Algumas delas podem, inclusive, ser feitas na grelha, para aproveitar os sabores do fogo. Confira a seguir: 

 

1. Coalhada com figos e tâmaras 

Aproveite a churrasqueira acesa e já comece a preparar o aperitivo. Essa receita do chef Felipe Bronze, publicada no livro Perto do Fogo, leva figos secos e tâmaras às chamas para realçar e criar sabores. Depois, as frutas são misturadas à coalhada e tudo é temperado com hortelã e azeite. Vai bem com pão pita ou como molho para espetinhos e kafta. Veja como fazer.

 

  Foto: JF Diório|Estadão

 

2. Pasta de berinjelas queimadas com tomates cereja e manjericão

Mais um aperitivo que aproveita as chamas da churrasqueira. As berinjelas vão inteiras diretamente no fogo e por lá ficam até estarem totalmente macias e com a pele branco-acinzentada. Vai bem com pãozinho ou com um belo peixe. Veja como fazer a receita de Gabriela Barretto, do Chou.  

 

  Foto: Gui Galembeck|Divulgação

  

3. Chimichurri

Quem ensina a fazer esse icônico molho para churrasco é a chef Paola Carosella. Leva sal grosso, alho, pimenta calabresa, orégano, louro, salsinha, vinagre de vinho branco e azeite. Vai bem com todas as carnes. E, dentro do pão com uma boa linguiça, faz nascer o choripán, um clássico argentino. Veja com fazer. 

 

  Foto: Alex Silva|Estadão

 

4. Mostarda com mel e frutas secas

Mostardas aromatizadas são um curinga: o preparo leva menos de dez minutos e o efeito é espetacular. O único segredo é usar uma boa mostarda de Dijon como base. Essa com mel e frutas secas faz ótima parceria com carnes mais gordurosas salsichas e até com uma salada crocante. Veja como fazer.

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

5. Vinagrete de casca de banana

Item obrigatório do churrasco, o vinagrete é daqueles pratos que nem precisam de receita, vai do gosto de cada um. Se você quiser mudar um pouco as coisas e trazer novos sabores para a mesa, experimente esse feito com cascas de banana, tomate, cebola, coentro e salsinha. Vai bem com carnes picantes e peixes assados - e é um ótimo jeito de não jogar as cascas fora. Veja como fazer.

 

  Foto: Daniel Teixeira|Estadão tirada com Moto Z Play + Hasselblad

 

6. Arroz branco soltinho 

Esse é item obrigatório, não pode faltar. Aprenda a fazer um arroz branco de respeito, bem temperado, soltinho, super cheiroso. Quem ensina passo a passo é a chef Janaína Rueda, do Bar da Dona Onça. Veja como fazer.  

Receita de arroz simples com dicas da chef Janaína Rueda

Receita de arroz simples com dicas da chef Janaína Rueda Foto: Fernando Sciarra|Estadão

 

7. Arroz com castanhas e ervas

Agora que o arroz está feito, você pode alçar voos mais altos. Essa receita leva noz pecã, avelã, castanha de caju, amêndoa, alecrim, salsinha, tomilho, hortelã e raspas de limão-siciliano, além de chips de alho-poró. Acredite, todo mundo vai querer repetir. Veja como fazer. 

Arroz com castanhas e ervas.

Arroz com castanhas e ervas. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

8. Farofa crocante

Fácil de fazer e bem crocante, essa farofa vai bem com todos os itens do churrasco, picanha à cebola assada na brasa. Bem simples, leva apenas bacon, cebola e cheiro-verde. Se quiser mais ideias, confira a matéria do Paladar que ensina a nunca mais errar na farofa e dá várias sugestões de sabores.   

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

9. Tomate chamuscado com ovo, anchova e croutons

Nunca deixe de aproveitar o fogo da churrasqueira para criar novas camadas de sabor. Dê uma chamuscada no tomate e ele ganhará um sabor levemente defumado sem cozinhar demais. Depois, cubra com vinagrete à base de mostarda e alho e sirva acompanhado de ovos cozidos, filés de anchova e croutons. Dá um belo acompanhamento. Veja como fazer.  

 

  Foto: Evan Sung|NYT

 

10. Salada fattouch

Todo churrasco merece uma bela salada. Se for fazer apenas um acompanhamento de base vegetal, invista nessa salada, que leva tomate, pepino, cebola, rabanete, alface, rúcula, salsinha, alho, pão árabe torrado, zaatar e summac (temperos árabes que vale a pena ter na cozinha). Veja como fazer.  

Salada Fattouch, com pão sírio, receita de Grazial Gidrao Youssef, mae da chef Leila Youssef Kuczynski do restaurante Arabia

Salada Fattouch, com pão sírio, receita de Grazial Gidrao Youssef, mae da chef Leila Youssef Kuczynski do restaurante Arabia Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

11. Salada toscana 

Outra boa opção de salada é essa receita de Jamie Oliver, cheia de sabor. Leva tomate cereja, mussarela bolinha, croutons e um molho incrível à base de anchovas e alcaparras. Veja como fazer. Mas se você só tiver mesmo à mão alface e tomate, aposte em um bom molho, que dê personalidade à salada - confira nove ideias.

Salada Fattouch, com pão sírio, receita de Grazial Gidrao Youssef, mae da chef Leila Youssef Kuczynski do restaurante Arabia

Salada Fattouch, com pão sírio, receita de Grazial Gidrao Youssef, mae da chef Leila Youssef Kuczynski do restaurante Arabia Foto: Daniel Teixeira|Estadão

    

 

12. Legumes salteados 

O ideal mesmo é preparar legumes variados na própria grelha - não são só as carnes que se beneficiam do sabor criado pelo fogo. Mas, se não for possível, aposte neste prato de legumes salteados como acompanhamento. É fácil de fazer, bonito de ser levado à mesa e ainda pode ser preparado no dia anterior. Veja como fazer.   

 

  Foto: Felipe Rau| Estadão

 

13. Salada francesa de batata bolinha

Essa salada francesa de batata vai bem em qualquer época do ano. Nos dias de calor, pode ser servida gelada. Mas a dica é sempre a mesma: misturar o molho às batatas ainda quentes, pois absorvem melhor o sabor. Veja como fazer.  

Deliciosa salada de batatas

Deliciosa salada de batatas Foto: Alex Silva|Estadão

 

14. Cuscuz de couve-flor

Eis um bom substituto para o arroz branco. Esse cuscuz é feito com a couve-flor moída e tostada em frigideira quente. Resultado: fica levíssimo. Vai muito bem com carne, frango, peixe e até legumes grelhados. Veja como fazer.  

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

15. Compota de caju

O queijo coalho que já está na grelha pode virar uma sobremesa incrível para o final do churrasco. Corte em cubinhos e sirva com essa compota de caju caseira. Veja como fazer.  

Receita de compota de caju da dona Inácia

Receita de compota de caju da dona Inácia Foto: Luis Eduardo Vaz|Divulgação